sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Êxodo Rural



O êxodo rural é o abandono, ou a transferência de trabalhadores do campo em busca das cidades. Tem sido muito comum no Brasil, após nosso grande surto industrial. As cidades em fase de crescimento e de industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida. Em busca dessas condições, milhares de retirantes abandonam o "sossego" dos sítios e das fazendas e se aventuram pelas nossas cidades. O sucesso esperado não ocorre com todos esses trabalhadores, quase sempre carregados de família. Em muitos casos, a situação piora muito.


O êxodo rural tem muitas consequências e todas elas são bastante negativas. Para o campo, as conseqüências do êxodo rural são:


* diminuição da população rural; * diminuição da mão-de-obra rural; * diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida. As consequências do êxodo rural mais desastrosas ocorrem nas cidades. São elas:


desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível; * falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações; * formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; * desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária;

deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos; * crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos; * marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição.

As cidades brasileiras que mais sofrem as conseqüências do êxodo rural são as capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e outras mais. O aparecimento do bóia-fria é, também, consequência do êxodo rural. Os bóia-frias são trabalhadores rurais que moram nas periferias das cidades.

Os deslocamentos desses trabalhadores entre a cidade e o campo são feitos, muitas vezes, de maneira arriscada, em veículos sem nenhuma segurança.

4 comentários:

  1. adorei o site é tipo muito TOP!

    ResponderExcluir
  2. muito boa apublicação parabens!

    ResponderExcluir
  3. gostei vai ajudar muito no meu trabalho de geografia adoreii qem fez o site ta de parabéns!!!

    showw!!

    ResponderExcluir