sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Questões de Aprofundamento

TEMA 01 – ESPAÇO GEOGRÁFICO: CONCEITOS E MEIOS GEOGRÁFICOS


01. (UFCG-2009) A apreensão do lugar consiste na interrelação dos processos local-global–local considerando, exponencialmente, o campo de forças estabelecido entre a cultura objetiva e a cultura subjetiva.
Sobre o conceito de LUGAR é INCORRETO afirmar:
A) O lugar é tido como um intermédio entre o mundo e o indivíduo. Neste, a lógica do desenvolvimento dos sistemas sociais não se manifesta pela unidade das tendências opostas à individualidade e à globalidade.
B) A realidade que se constrói no lugar é tensa, pois se refere a um dinamismo que se recria a cada instante/momento entre homens, empresas, instituições e meio ambiente construído.
C) No lugar as relações são, permanentemente, instáveis, em que globalização e localização, globalização e fragmentação são termos de uma dialética que se refaz com freqüência.
D) A individualização e especialização produtiva de cada lugar (re) produz sua rede urbana, função urbana, estrutura e uso do solo, habitação, renda, segregação social, meios de consumo e informação, papel do Estado entre outros. A uma maior globalidade corresponde uma maior individualidade.
E) Ao revisitar os lugares, no mundo atual, encontraremos novos significados, novas identidades, pois esses são construídos no cotidiano/mundo vivido e considera as variáveis: objetos, ações, técnica, informação e tempo.

02. (UFMS) Leia o trecho da música Parabolicamará de Gilberto Gil:
Antes mundo era pequeno
porque Terra era grande
hoje mundo é muito grande
porque Terra é pequena
do tamanho da antena
Parabolicamará
Assinale a alternativa correta:
A) Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação, os acontecimentos locais são eliminados transformando as regiões em pontos isolados.
B) Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação, acontecimentos locais são rapidamente divulgados pelo mundo, transformando a relação espaço-tempo.
C) O avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação elimina o papel do lugar em relação ao global.
D) O avanço tecnológico não provocou alterações na produção do espaço local, restringindo-se a algumas regiões do planeta.

03. (UFCG-2008) A paisagem é um dos conceitos básicos da ciência geográfica e suas modificações ocorreram ao longo da História.
Sobre as paisagens, é INCORRETO afirmar que
A) após a Revolução Industrial, os crescimentos econômico e demográfico reordenaram e deram à paisagem geográfica novos significados sócio-culturais em vários países europeus.
B) durante a introdução da cultura pecuária nos Sertões, no período colonial brasileiro, a paisagem ficou inalterada.
C) no final da Idade Média, as Ligas Hanseáticas, o comércio e a formação dos burgos contribuíram para a elaboração de novas paisagens culturais na Europa.
D) as práticas político-econômicas do Mercantilismo favoreceram a formação de novas paisagens geográficas, tanto na Europa quanto na América.
E) na Idade Moderna, a prática político-social dos cercamentos dos campos ou “enclosures”, contribuiu para a modificação das paisagens rural e urbana.

04. (FUVEST-2007) O mapa a seguir (Fontes: Folha de S. Paulo, 12/12/93 e Atlas de la diversidad, 2004.) representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação

A) têm como principal meta a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais.
B) mantêm independência entre o conteúdo da informação e os interesses geopolíticos dos principais governos do mundo.
C) contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.
D) favorecem a criação de um mercado mundial, permitindo intercâmbio paritário entre culturas.
E) foram implantadas para se obter livre acesso à informação, resolvendo o problema do isolamento cultural.

05. (UERN-2008) Tomando como base o conhecimento geográfico e suas preocupações com o homem e o planeta é correto afirmar que:
A) Uma das preocupações exclusivas da ciência geográfica é a busca de soluções para os problemas sociais e o desenvolvimento econômico.
B) A Geografia é uma ciência que se preocupa com a complexa relação homem-natureza, contudo, esta preocupação está restrita à dimensão regional e global.
C) O possibilismo geográfico é uma corrente da Geografia que defende a possibilidade da ação humana modificar o meio natural.
D) A Geopolítica é um ramo da Geografia Cultural que busca explicar a ação do Estado e seu papel como agente modificador de padrões culturais.

06. (UECE) O geógrafo Roberto Lobato trata de dois conceitos fundamentais da Geografia Clássica, TERRITÓRIO e ESPAÇO VITAL. Foi precursor no uso desses conceitos o geógrafo:
A) Richard Hartshorne B) Vidal de la Blanche C) Milton Santos D) Frederic Ratzel

07. (UEPR-adapt.) “A construção do espaço é obra da sociedade em sua marcha histórica ininterrupta. Mas não basta dizer que o espaço é o resultado da acumulação do trabalho da sociedade global. Pode-se dizer isso e ainda assim trabalhar com uma noção abstrata de sociedade, onde não se leva em consideração o fato de que os homens se dividem em classes. A sociedade se transforma em espaço através de sua distribuição sobre as formas geográficas, e isto ela faz em benefício de alguns e em detrimento da maioria: ela também o faz para separar os homens entre si, atribuindo-lhes um pedaço de espaço segundo um valor comercial: e o espaço-mercadoria vai aos consumidores como uma função de seu poder de compra.” SANTOS, M. Por uma geografia nova. São Paulo. Hucitec, 1986.
Aplicando esta análise às áreas urbanas brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O valor do espaço, diferenciado entre as classes sociais, fica evidente pela divisão presente em muitas cidades nas quais a periferia é ocupada pelos excluídos, concentrados nos loteamentos clandestinos e nas favelas.
B) A violência, subproduto da desigualdade social, provoca a internalização da vida urbana, isto é, a segregação dos habitantes em ambientes protegidos.
C) Os condomínios fechados, localizados em espaços privilegiados e arborizados, são um exemplo da transformação dos espaços verdes em mercadoria: só são acessíveis a quem pode pagar.
D) Na última década, e como conseqüência da globalização, as diferenças entre as classes têm diminuído, fato comprovado pela socialização do espaço da cidade.
E) Em grandes centros como Curitiba, os vazios urbanos constituem uma reserva de valor para a especulação imobiliária, enquanto certas áreas da periferia são intensamente ocupadas.

08. (UFPB/PSS) A fase atual da história da humanidade é marcada por mudanças no espaço geográfico, denominado por alguns autores como “meio técnico-científico”. Nos países subdesenvolvidos, essa nova onda provocou:
A) melhor distribuição de renda.
B) acentuada redução das migrações.
C) amplo acesso pelas populações, principalmente as mais pobres, aos meios técnicocientíficos.
D) elevação nos preços dos produtos primários.
E) aumento do número de desempregados nas cidades.

09. (UEL-PR) “Sejamos mais claros: os instrumentos atuais da universalização, dos quais costumamos dizer que eliminam o tempo e reduzem o espaço, só realizam esse milagre para alguns! Quantos, na realidade, podem beneficiar-se das facilidades de contato criadas à escala mundial pelo avião ou pelo telefone? Quantos, igualmente, podem ter acesso à difusão de um saber multiplicado e universalizado? As próprias estradas de rodagem, que se expandem dentro de cada país e as próprias ruas dentro de cada cidade, somente são utilizadas por alguns.”
SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo. Hucitec, 1986, p. 170.
Sobre a universalização ou globalização discutida pelo geógrafo Milton Santos, é correto afirmar:
A) Com a universalização, não muda a organização do espaço.
B) Com a universalização, a discriminação entre os indivíduos está desaparecendo, juntamente com as distinções de classe social.
C) Como as pessoas de menor poder aquisitivo têm hábitos de vida mais simples, não há razão para que elas participem dos benefícios trazidos pelas inovações tecnológicas.
D) A utilização dos meios universais de comunicação relaciona-se diretamente com a soma de poder que cabe a cada indivíduo.
E) A modificação do espaço geográfico, tendo como uma das causas a universalização, é sempre maléfica.

10. (VUNESP-2009) Como é o lugar Existe, existe o mundo
quando ninguém passa por ele? apenas pelo olhar
Existem as coisas que o cria e lhe confere
sem ser vistas? (…) espacialidade? (…)
(A Suposta existência. Carlos Drummond de Andrade. In: A paixão Medida)
O trecho do poema acima nos remete à reflexão sobre a existência:
A) do mundo em cada espaço da Terra que resiste a influência da globalização atual.
B) do lugar, entendido como espaço geograficamente criado pelas relações sociais locais/globais.
C) do espaço geográfico, numa perspectiva de que ele é uma criação meramente subjetiva.
D) de uma relação inexistente entre o local e o global nos tempos atuais da globalização.
E) de uma relação criada pela necessidade do que queremos ver e o que, de fato, é concreto.

11. (UPE-2006) “Esse autor, porém, traria a grande contribuição para a formulação esquemática do conhecimento geográfico, com seu livro Antropogeografia e com a propagação das idéias deterministas, que consideravam a existência de uma grande influência do meio natural sobre o homem. De formação antropológica, ele foi bastante influenciado pelas idéias evolucionistas de Charles Darwin e Ernest Haeckel, admitindo que, na luta pela vida, venceriam sempre os mais fortes e que a vitória dos mais fortes, dos mais aptos sobre os mais fracos era o resultado lógico da luta pela vida”
(ANDRADE, Manuel Correia de. Geografiia Econômiica. São Paulo: Ed. Atlas, 1987).
O texto está se referindo ao seguinte pensador da Geografia
A) Frederich Engels. D) Alexander Von Humboldt.
B) Pierre George. E) Frederico Ratzel.
C) André Cholley.

12. (UFPA-2008) O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais.
Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que
A) há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
B) o novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.
C) a dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.
D) a reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva.
E) há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.

13. (UFPA-2008) O avanço do meio-técnico-científicoinformacional para o espaço agrário tem provocado grandes transformações no mundo rural. Sobre essas mudanças, é correto afirmar que
A) o avanço tecnológico no campo tem provocado um crescente aumento da produtividade agropecuária, maior integração com o espaço urbano, mais empregos no setor primário e uma diminuição dos conflitos agrários.
B) o espaço agrário de países socialistas, como a China, vem passando por grandes transformações, como maior coletivização das propriedades rurais e crescente controle do Governo sobre a produção de alimentos.
C) há um grande desequilíbrio dos espaços agrários dos países centrais se estes forem comparados com os espaços agrários dos países periféricos. Nos primeiros, há o predomínio de pequenos e médios produtores, elevada produtividade e grandes subsídios governamentais; já nos segundos, a maior parte das terras está sob o controle de grandes proprietários, assim como a produtividade é mais baixa e os subsídios são menores.
D) a modernização do espaço agrário tem aumentado o domínio do homem sobre a natureza e, embora esta mudança tenha gerado um aumento da produção de matérias-primas e alimentos, por outro lado, tem provocado também graves problemas sócio-ambientais irreversíveis, como a contaminação dos recursos hídricos e a poluição atmosférica.
E) o avanço desigual da modernização técnico-científica no espaço agrário mundial tem criado problemas ambientais somente nas regiões com um menor nível de desenvolvimento tecnológico, a exemplo da América Latina e África.


GABARITO:
01.A 02.B 03.B 04.C 05.C 06.D 07.D 08.E 09.D 10.B 11.E 12.A 13.D

3 comentários:

  1. Sou Professor de Geografia e digo que está excelente essas questões!

    ResponderExcluir
  2. saudações de joão pessoa, muito boas as questões, ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  3. sou professora de Geografia e sempre utilizo suas questões em provas, obrigada e parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir