segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hotspots de Biodiversidade

Os lugares de grande riqueza biológica e mais ameaçados da Terra, os chamados hotspots de biodiversidade, são áreas com alto grau de endemismo abrigando muitas espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar. A Conservation International (CI) identifica 34 hotspots por todo o mundo onde 75 por cento dos mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do planeta, sobrevivem dentro de um habitat cobrindo apenas 2.3 porcento da face da Terra.

Dos seis biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado fazem parte destes hotspots. Com mais de 20.000 plantas (8.000 endêmicas) e 2.300 animais (725 endêmicas), a Mata Atlântica é considerado um dos primeiros 5 hotspots de biodiversidade no mundo, sendoo bioma brasileiro mais devastado ao longo da história do país. Já o Cerrado pode se extinguir até o ano de 2020, se o avanço do agronegócio continuar no rítmo de crescimento atual.

A densidade de biodiversidade neste bioma é particularmente impressionante. O biomapa da Universidade de Bonn de 1999 indica a ocorrência de mais que 5.000 plantas vasculares em uma área de 10.000 km2 das florestas tropicais no Sudeste do Brasil. Segundo a UNEP - WCMC, mais que 450 espécies de plantas lenhosas podem ser encontrados em só um hectare de Mata Atlântica nas chamadas Reservas do Sudeste.

Um comentário:

  1. ótima explicação!!!!
    tirou todas as minhas dúvidas!!!
    obg Prof.

    ResponderExcluir