quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TIPOS DE DESEMPREGO


Define-se desemprego como a situação das pessoas que podem e querem trabalhar, mas não conseguem encontrar um emprego.
Observe atentamente a definição, pois ela condiciona toda a metodologia de construção dos índices de emprego e desemprego. Ela também está na raiz dos debates sobre metodologias distintas de apuração desses indicadores. 

Tipos de Desemprego
a) O Desemprego Estrutural ou Tecnológico
Aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico. Aquele trabalho executado por dezenas de trabalhadores agora só necessita de um operador, ou melhor, dezenas de empregos transformaram-se em apenas um. É claro que se a economia estiver aquecida será mais fácil para estes trabalhadores encontrarem outros postos de trabalho.
É comum associar o desemprego estrutural ao setor industrial. Este setor deixa mais evidente a perda de postos de trabalho para máquinas ou novos processos de produção, porém isto ocorre também na agricultura e no setor de prestação de serviços. Em muitos lugares, inclusive no Brasil, culpou-se a tecnologia (que estaria roubando empregos e condenando os trabalhadores à indigência). Não há dúvida de que a tecnologia participa do processo, mas é um equívoco condená-la como a vilã do desemprego estrutural.

b) O Desemprego Conjuntural ou Cíclico 
Este tipo vem de um termo usado em economia, que é baseado em uma maior disponibilidade de trabalhadores que não existem empregos para os trabalhadores. Costuma-se diretamente vinculado ao estado da economia. Baixa demanda de produtos devido à falta de confiança dos consumidores, desinteresse ou a redução no resultado de gastos do consumidor no mercado de trabalho cortando a produção. Como a produção é reduzida, as empresas de varejo que esses produtos também podem reduzir a força de trabalho, criando ainda mais desemprego conjuntural.Ou seja ele ocorre devido as crises econômicas vividas pelos países. 


c) Desemprego Sazonal
Ocorre em função das variações no ritmo e na freqüência da atividade econômica em épocas típicas do ano. Nas áreas rurais, é uma situação bastante característica: durante o período de colheita, o emprego se expande, para se contrair em seguida. No meio urbano, o emprego no comércio durante o período das festas de final de ano é outro exemplo. Ninguém considera que a queda desse tipo de emprego em janeiro represente uma “crise de desemprego”, porque é um fato sazonal que se repete todos os anos.


d) Desemprego Friccional ou Natural
É aquele que ocorre na transição de um tipo de emprego para outro. Pessoas que perderam o emprego não encontram sempre outro no momento imediatamente seguinte; há uma “fricção”, uma dificuldade de adaptação e de informação até ocorrer a recolocação. Imperfeições na informação sobre as vagas existentes, dificuldades no deslocamento da força de trabalho (os economistas referem-se à “mobilidade imperfeita da mão-de-obra”) e fatores institucionais podem retardar o regresso à População Ocupada.

13 comentários:

  1. o meu patrão disse,voce vai ser o futuro gerente(mas montarão uma conspiração contra mim)as pessoas comem uns ao outros "e triste"nunca fui um babão"puxasaco"tenho ate vergonha de colocar um filho meu neste mundo para ser submetido as migalhas do tempo,pois nada a gente leva deste mundo,os que me derrubarão estão lá trabalhando sem chegar a lugar nenhum.fiquei desempregado,o que apredi?-apenas o valor do ser humano-nenhum!!!.

    marcelio24h@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostei muiiito do seu trabalho, parabéns ! ;p

    ResponderExcluir
  3. parabens vc me ajudou mtttttt

    ResponderExcluir
  4. Muito bem escrito, entendi super rápido e encontrei exatamente o que estava procurando, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. amigo graças aos nossos cordenadores estou desenpregado sou eis funcionario da usiminas e minha unidade fechou graças a nossa presidencia ter aberto contratos com outros paises de importaçoes agradeço a nossa presidencia de ser tao suja e ladra

    ResponderExcluir
  6. Valeu, voce ajudou muito nosso trabalho sobre o assunto !!!

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado, salvou minha vida!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dos textos verbais e imagéticos, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, ajudou muito! Era o que eu precisava

    ResponderExcluir
  10. Muito bommmmmmmmmmm.... Obrigada me ajudou muito.

    ResponderExcluir