domingo, 14 de novembro de 2010

Projeto Calha Norte


Esse projeto foi idealizado na Escola Superior de Guerra do Brasil e implantado em 1985, durante o Governo de José Sarney.
O Projeto Calha Norte consistiu numa tentativa de fortalecimento militar da fronteira amazônica desde o Oiapoque, no Estado do Amapá (fronteira com a Guiana Francesa) até a altura de Tabatinga, no Estado do Amazonas (fronteira com a Colômbia). Esse fortalecimento visava o aumento das forças militares na linha de fronteira.
Em 1985, o Governo Federal estabeleceu o Programa Calha Norte (PCN) para atender à necessidade de
promover a ocupação e o desenvolvimento harmônico da Amazônia, em concordância com as características da área e com os interesses nacionais.
 
Entre os objetivos do Projeto Calha Norte, podemos destacar:

 Promover a “proteção” de grupos indígenas, localizados na fronteira amazônica, do conflito com garimpeiros que adentram de forma clandestina nas reservas, como por exemplo, na reserva Ianomami, na busca do ouro de aluvião.
 Promover a “proteção” de riquezas minerais da Amazônia, como por exemplo, o urânio, da cobiça estrangeira, haja vista que esse recurso mineral era extremamente cobiçado, na década de 80, no transcorrer da Guerra Fria (luta ideológica entre Estados Unidos e extinta União Soviética e baseada em vários segmentos como a corrida armamentista onde essas potências pretendiam o aumento de seus arsenais de armas nucleares cuja matéria-prima básica para a fabricação desse tipo de arma é o urânio).
 Promover a “proteção” da fronteira amazônica com o intuito de coibir ações de guerrilhas na área.
 Fortalecimento da ação dos órgãos governamentais de justiça, polícia federal, receita federal e previdência social como fatores de inibição da prática de ilícitos, decorrentes da presença insuficiente do Estado, em função das distâncias e do isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário