domingo, 21 de novembro de 2010

Guerra ao Terror II

Estados Unidos encerram guerra no Iraque



estados unidos guerra iraque
Os Estados Unidos encerraram oficialmente a guerra no Iraque e começaram uma nova operação com o objetivo de vencer o terrorismo e formar forças locais para que os próprios iraquianos possam ser responsáveis pela segurança do seu país. Foram sete anos de guerra, envolvendo conflitos religiosos, territoriais e políticos que colocavam em risco a vida de todos os cidadãos locais, que também lutavam pela formação de um novo governo. Apesar de o Iraque ainda não ter se estabilizado, o exército americano já começa deixar o país, estima-se que ao final de 2011 todas as tropas já tenham retornado aos Estados Unidos.
A operação denominada “Liberdade Iraquiana”, que começou em Março de 2003 , não alcançou todos os objetivos para os quais foi criada, houve perdas financeiras e humanas principalmente para o governo dos Estados Unidos, que gastou US$ 748 bilhões nesta guerra. Mais de 4.700 militares estrangeiros e aproximadamente 100 mil civis iraquianos perderam suas vidas nos combates.
A fase final é chamada de “Novo amanhecer” e conta com a participação de 49.700 militares americanos para missões de treinamento, auxílio as tropas locais e proteção dos americanos que ainda permanecem no país. O Iraque ainda é cenário de ataques terroristas que matam pessoas inocentes diariamente, mesmo após já terem passado cinco meses depois das eleições, ainda não há um governo estável.
De acordo com o governo americano, a presença prolongada das tropas americanas no Iraque não exerceria mais nenhum impacto contra o terrorismo e a violência iraquiana, só retardaria a formação de uma força nacional capaz de conter todos os ataques dentro do país. O presidente americano Barack Obama declarou que chegou a hora de virar a página e pôs um fim a guerra no Iraque, mesmo que esta não tenha alcançado muitas vitórias. Apesar da guerra no Iraque ter “acabado”, Obama firma ainda que o trabalho continua e que agora é a vez do povo iraquiano aprender a proteger o seu próprio país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário