quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Horário de Verão

Começou no sábado, dia 17 de outubro , o horário de verão no Brasil e vai até a meia noite do dia 20 de fevereiro de 2011. Abrange todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Nos últimos anos, a economia de energia foi em média de 5% nos estados e regiões onde foi aplicada a medida .
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão". As localidades que estão localizadas entre os paralelos de 11° de Latitude Norte e 11° de Latitude Sul, não devem adotar o horáriode verão, pois a diferença no FOTOPERÍODO, que o período do dia coberto pela luz solar pouco varia ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário