sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VESTIBULAR A DISTÂNCIA UFRN 2011

GALERA AQUI ESTÁ A PROVA DO VESTIBULAR A DISTÂNCIA UFRN 2011 

41. O agronegócio tem se apresentado como uma atividade importante no contexto do desenvolvimento agrícola brasileiro, destacando-se o cultivo da soja, que todavia, se expandiu sobre um importante bioma, causando danos ambientais consideráveis. O bioma a que se refere o texto é:
A) a Mata Atlântica.
B) a Caatinga.
C) o Cerrado.
D) o Pantanal.

42. No século XX, ocorreu um dos mais tensos períodos da História. Trata-se da Guerra Fria, que
se estendeu do final da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos de 1990. Dentre os eventos marcantes do período da Guerra Fria, está o lançamento da Doutrina Truman, que tinha como pressuposto político fundamental:
A) construir mecanismos impeditivos à expansão dos países centrais da Europa.
B) construir bases militares nos países de maior dimensão geográfica da Europa.
C) definir estratégias geopolíticas, visando à apropriação dos territórios do Japão e da
Alemanha.
D) impedir o expansionismo soviético na Europa, por meio da formação de alianças entre os
países desse Continente.

43. A tendência à regionalização do Mundo em blocos econômicos acentuou-se a partir da década de 1990, no contexto da Globalização. Sobre esta temática, é correto afirmar que:
A) os processos de Regionalização e Globalização não são antagônicos mas complementares, uma vez que ambos buscam a ampliação de mercados para as empresas.
B) a Globalização, por se apresentar como um processo que busca a unificação da economia, se contrapõe à Regionalização.
C) a Regionalização, por promover a fragmentação do território, é um processo que contraria os princípios da Globalização.
D) os processos de Globalização e Regionalização são antagônicos e independentes, tendo em vista que o primeiro objetiva a abertura do mercado internacional e o segundo o fechamento dos mercados nacionais.

44. Segundo o geógrafo Aziz Nacib Ab‘Saber, o Brasil possui seis domínios morfoclimáticos, os quais são
resultantes do conjunto de características relacionadas ao Clima, ao Relevo e à Hidrografia.
No mapa ao lado, as áreas assinaladas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos:

A) Araucária – Cerrado – Caatinga.
B) Cerrado – Mares de Morro – Araucária.
C) Pradarias – Cerrado – Caatinga.
D) Mares de Morro – Pradaria – Amazônico. 1

45. Após a II Guerra Mundial, o Estado de São Paulo apresentou um expressivo crescimento do setor industrial, destacando-se os municípios de:
A) Santo André, Sorocaba, São Caetano do Sul, Jundiaí e Campinas.
B) Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema.
C) Campinas, Moji das Cruzes, Diadema e São Caetano do Sul.
D) São Bernardo do Campo, Cubatão, Diadema e Sorocaba.

46. O fenômeno denominado “Ilhas de calor” é decorrente da ação do homem sobre o Meio Ambiente. Um fator que tem contribuído decisivamente para que esse fenômeno ocorra é:
A) a forte retenção da radiação solar provocada pelo excesso de poluentes químicos expelidos pelas indústrias, formando uma massa densa que impede a circulação atmosférica.
B) o lançamento de gases na atmosfera que impedem a saída de calor e, por conseguinte, aumentam a temperatura e diminuem a evaporação e a infiltração.
C) a emissão de gases resultante da queima de combustíveis fósseis associado ao dióxido de enxofre expelido pelas chaminés das indústrias.
D) a impermeabilização dos solos devido à concentração de edifícios e à intensificação de pavimentação de ruas, provocando o escoamento rápido das águas pluviais e a redução do processo de evaporação.

47. Defende-se que a miséria é fruto da injustiça social, em especial da desigual distribuição de renda e não do crescimento elevado de população de um dado lugar.
O texto acima se refere à Teoria Demográfica:
A) Malthusiana C) Reformista.
B) Neomalthusiana D) Ecomalthusiana

48. A fruticultura irrigada se apresenta como uma das atividades econômicas mais importantes do Rio Grande do Norte, destacando-se, nessa produção, as seguintes áreas:
A) Vales úmidos das regiões Agreste e Seridó.
B) Chapada do Apodi e Vale do Açu.
C) Planície costeira e Vale do Açu.
D) Regiões serranas do Alto Oeste e Agreste.

49. Apresenta temperaturas médias anuais que variam de 15º a 21ºC e precipitação pluviométrica elevada, chegando a mais de 2.000 mm/ano. Recebe influência das massas de ar frias oriundas do Atlântico e ocorre nas regiões serranas do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, As características acima mencionadas são típicas do clima:
A) Tropical Atlântico. C) Subtropical.
B) Tropical de Altitude. D) Tropical.

50. Trata-se de uma atividade econômica de grande relevância para a região do Seridó do RioGrande do Norte que emergiu a partir da década de 1970. No entanto, essa atividade tem contribuído para a ampliação do processo de desertificação dessa região.
A atividade a que o texto faz referência diz respeito à(ao):
A) Indústria ceramista. C) Turismo.
B) Fruticultura irrigada. D) Extração mineral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário