• Roça: É praticada especialmente nos países de clima tropical e equatorial; caracteriza-se pela queimada da mata. É conhecida como agricultura ITINERANTE, pois com o enfraquecimento do solo, devido ao não uso de tecnologias, derruba-se uma nova área.
• Jardinagem: Também pode ser considerada um sistema agrícola. Pode ser encontrado na ásia de monções (Vietnã, Camboja, Japão), utiliza poucas técnicas de produção (mão de obra abundante e barata), cultivo em pequenas e médias propriedades; policultura voltada ao mercado interno. Ex: arroz(rizicultura) e hortaliças.
• Agricultura Irrigada: É o método artificial de aplicação de água na agricultura, que tem a finalidade de suprir as necessidades hídricas da planta, em caráter total ou suplementar. Isto quer dizer que a irrigação viabiliza o cultivo de espécies de plantas em locais onde, sem sua aplicação, isto seria impossível.
• Plantation: Introduzida pelos colonos europeus, caracteriza-se pela MONOCULTURA de produtos tropicais, destinados ao mercado externo e exploração de mão-de-obra. EXS: Cana-de-açúcar.
AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E COMERCIAL
• Comercial: É voltada para o comércio ou a indústria, normalmente pratica – se monocultura, num modelo empresarial, visando à obtenção de lucros e executado em grandes extensões de terras.
AGRICULTURA MODERNA
A agricultura atual é praticada com a finalidade comercial, com o uso de grandes investimentos tecnológicos e altos rendimentos. As técnicas de armazenamento e a rapidez nos transportes ocasionaram uma verdadeira revolução na agricultura.
EXS: Agricultura Mecanizada (Máquinas e Tratores de última geração); Trabalho Assalariado; Seleção de Sementes; Adubos (Correção e Fertilidade);Fertilizantes (Pesticidas e Inseticidas); Combate as Erosões; Armazéns e Transportes; Rotação de Cultura (Não desgastar o solo) e a integração com a pecuária (Produção de pasto para alimentação do gado).
PECUÁRIA
é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e produção de animais com objetivos econômicos, feita no campo.
EXS: Equinocultura (criação de cavalos); Suinocultura (criação de porcos); Avicultura (criação de aves); Cunicultura (criação de coelhos); Apicultura (criação de abelhas); Piscicultura (criação de peixes); Ovinocultura (criação de ovelhas); Caprinocultura (criação de cabra, bode); Bovinocultura (criação de gado de corte e leite).
1. Criação Intensiva: Esse sistema é largamente utilizado na produção de carne, ovos e laticínios, exigem que os animais sejam submetidos a um alto grau de confinamento. São mantidos permanentemente presos, em compartimentos exíguos, e raramente vêem a luz do sol. Muitos deles são mutilados, sempre a sangue frio, sem aplicação de qualquer anestésico. Recebem doses maciças de químicos (hormônios e antibióticos), para que produzam mais, cresçam mais rapidamente e suportem as péssimas condições de vida. Sofrem de doenças ósseas, pelo excesso de peso e falta de mobilidade. São, enfim, tratados como peças de uma máquina cuja função é a de converter ração barata em carne, ovos e leite mais caros.
2. Criação Extensiva: Praticada em grandes áreas e ao ar livre, geralmente destinada ao abate (corte),baixos rendimentos, uso de pastagens naturais, não recebem vacinas, essa prática deriva baixa produção de carne e leite em grandes áreas.
Fonte: http://www.kelmmanygeografia.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário