segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Arquimedes


A História não tem sido justa com Arquimedes no que diz respeito a importância para a Ciência. Se Einstein e Planck são ícones da nova era da Física, Arquimedes é um dos pilares da Antiguidade. Há contradições em relação à veracidade do "Eureka" e demais teorias que são atribuidas a ele, mas ao considerar os recursos técnicos e conceituais da época, não seria absurdo algum o título de "Gênio".

Arquimedes foi um matemático, físico e inventor nascido na cidade de Siracusa, Magna Grécia, região que atualmente é chamada de Calábria no sul da Itália (mas Arquimedes é considerado grego).

Fez descobertas importantes em geometria e matemática, como por exemplo um método para calcular o número π (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Este resultado constitui também o primeiro caso conhecido do cálculo da soma de uma série infinita. Na Física, ele contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome. Descobriu ainda o princípio da alavanca e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".

Conhecemos muito pouco sobre sua vida e obra, já que muitos dos documentos originais foram destruídos. É possível concluir que Arquimedes teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, tendo influenciado, entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.

FONTE: http://professorjc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário