terça-feira, 16 de novembro de 2010

Edge - Cities ou Bordas das Cidades - Supercondomínios

Imagine vários condomínios fechados em uma mesma área de um milhão de metros quadrados fora das metrópoles, e em volta delas estarem concentradas lojas de conveniência, escolas, hospitais, prédios com salas para escritórios e um amplo sistema de segurança. Esse é o conceito das edge cities, que surgiram nas décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos e prevêem áreas planejadas no entorno das grandes cidades. Há 181 edge cities nos Estados Unidos, contra apenas 45 metrópoles. No Brasil, o modelo que mais se aproxima desse conceito é o Alphaville, que fica em São Paulo.

O que é exatamente uma edge city?

 É uma solução urbanística dos tempos modernos. As edge cities ocupam áreas gigantescas, do tamanho de cidades de médio porte e têm, inclusive, a mesma função de uma cidade, com residências, comércio, prédios de escritório e serviços. O que elas têm em comum é que ficam no entorno das grandes metrópoles. São terrenos de 500.000 metros quadrados ocupados por prédios de escritórios para profissionais liberais, mais 60.000 metros quadrados tomados por shopping centers e lojas de conveniência onde 20 ou 30 anos atrás havia apenas pastos ou pequenas residências suburbanas.

2 comentários:

  1. Olá, Professor Bosco! =)
    Meu nome é Paula e eu fui sua aluna no Isolado de Geografia do CiS, em 2007. Sempre o considerei um excelente professor, claro que diante de tanto tempo depois, de tantas turmas e considerando que eu não era do tipo que tava sempre fazendo comentários nas aulas, o senhor não lembra de mim, mas sem problemas!...rs
    Hoje estou no 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, nesse instante estava fazendo uma pesquisa da disciplina de Planejamento Urbano e encontrei o seu blog por acaso. Quero dar os PARABÉNS pelo blog, uma pena só tê-lo encontrado agora! O post sobre "Edge City", está claro e objetivo! Mais uma vez: PARABÉNS e obrigada! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Paula,agradeço por isso e lembro de voce.
      muito sucesso na vida

      Excluir