sábado, 23 de outubro de 2010

POPULAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA (04)

As conseqüências do envelhecimento da população mundial



Todos os países do mundo passam, passaram ou passarão por “certas” fases do crescimento demográfico que são característicos na humanidade. São 3 momentos.
No primeiro momento a natalidade e a mortalidade são muito altas, então a população do pais cresce muito pouco.

No segundo momento a natalidade continua relativamente alta e as taxas de mortalidade diminuem consideravelmente, havendo assim uma explosão demográfica. Todos os países passaram por esse momento, principalmente os subdesenvolvidos, onde a política é muito fragilizada.

No terceiro momento, é justamente o que alguns países desenvolvidos estão passando. É quando a taxa de natalidade cai muito e a de mortalidade também. A conseqüência disso, é a diminuição da parcela de jovens, e o aumento significativo da população idosa, portanto havendo um envelhecimento da população.

Os países mais desenvolvidos já estão nessa fase, e a tendência é que os emergentes também sigam. O Brasil, por exemplo, esta caminhando para essa fase, no entanto os países subdesenvolvidos ainda sofrem a segunda fase, em que há um aumento populacional muito intenso.

Quando se discute esses problemas de população, é quase certo que o mundo passe por um momento histórico, em que a maior parte da população mundial seja idosa.

Mas, quais as conseqüências desse envelhecimento?

O primeiro problema será a falta de jovens no mercado de trabalho, uma vez que essa parcela da população é muito ativa e importantíssima para a economia. A falta de jovens, também elevaria os custos de mão-de-obra, causando assim vários transtornos à economia. E o aumento significativo da população idosa.

O segundo problema seria a elevação dos custos de previdência social, uma vez que quando as pessoas forem envelhecendo, naturalmente ela começarão a se aposentar.

Outro problema será os autos custos com saúde, pois a grande massa de idosa naturalmente ira necessitar de auxilio médico, elevando assim os custos.

Portanto, esses custos pesarão muito na economia tanto dos países subdesenvolvidos quanto a dos países desenvolvidos, e naturalmente será um problema econômico grave.

Então esse vai ser o nosso futuro, em que todos nos sofreremos e participaremos!

2 comentários:

  1. Boscoo,tem como vc disponiblizar o material que foi ministrado hoje na aula ?
    Conflitos Internacionais !!

    VOCÊ É O CARA ;D
    :*

    ResponderExcluir
  2. tem como voces disponibilizarem tudo sobre os problemas populacionais ?

    ResponderExcluir