terça-feira, 12 de outubro de 2010

Energia Eólica no RN

“Wind of Change’’ ou vento da mudança. O título de um dos grandes sucessos musicais da década de 90 ajuda a descrever a nova configuração que a economia do Rio Grande do Norte pode começar a ganhar em dois anos, na esteira da indústria eólica. O estado é visto com o maior potencial do país para gerar esse tipo de energia e tem ventos soprando a favor de pelo menos 17 municípios em estágio de desenvolvimento regular ou moderado, a exemplo de João Câmara, Touros e Galinhos. Esses ventos prometem levar, até essas cidades, um surto de crescimento sem precedentes, com algo em torno de R$ 20 bilhões em investimentos e milhares de empregos em áreas como construção civil, operação e manutenção de equipamentos. Movimentos nesse sentido devem ter início amanhã, com o primeiro leilão de reserva para negociação exclusiva de energia obtida a partir do vento, ou eólica, no país, mas deverão ganhar força ao longo da próxima década, dependendo da demanda dos compradores pela produção.

Parque eólico montado no município de Rio do Fogo é um dos dois atualmente em operação no estado
Parque eólico montado no município de Rio do Fogo é um dos dois atualmente em operação no estado
Interior terá empregos fortalecidos

No auge de um parque eólico, quando a obra está em pleno vapor, gera-se em torno de 500 a 600 empregos diretos. Cerca de 90% dessa mão-de-obra ajuda a construir os caminhos de acesso e as fundações. São pedreiros, serventes, mestres de obras, encarregados e engenheiros, por exemplo. A equipe restante é responsável por fazer a montagem dos aerogeradores, aqueles geradores elétricos enormes, integrados ao eixo de um cata-vento. “Todos os parques estão em regiões afastadas da capital. Geralmente os encarregados e engenheiros, são de fora, mas 80% da mão-de-obra é local’’

Municípios

Considerando a absorção de mão-de-obra majoritariamente local, é possível dizer que a concretização de todos os parques projetados para o Rio Grande do Norte geraria um surto de novos empregos em cidades que lutam para se desenvolver, como é o caso de João Câmara,Touros, Guamaré,Galinhos, Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário