sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dicas para o ENEM- 2010

Na véspera da prova

1- Cada pessoa funciona de um jeito. Umas preferem revisar as matérias até o último minuto antes da prova. Outros preferem relaxar (as vezes até demais!). O mais indicado é relaxar uns dois ou três dias antes da prova, se você estudou MESMO. Saia pra namorar, jogue alguma coisa, vá ao cinema, homenageie alguém… faça coisas que você gosta!

2- Cuide do seu corpo. Imagine o seguinte: você estudou MUITO, MUITO MESMO e pra relaxar um pouco foi comer um X-Tudo no “Zé Lanche’s”. No dia seguinte o resultado do “relaxamento” foi uma boa e constante dor de barriga. Ninguém merece né? Então, dias antes da prova cuide bem do seu corpo. Alimente-se como está acostumado e nada de coisas muito gordurosas. Alimentos leves são essenciais. Lembre-se também de não usar drogas. Até mesmo bebida alcoolica. Deixe a bebida pra comemorar quando passar no vestibular ou se dar bem no Enem! ;)

3- Não desanime. Mesmo que venha aquela depressão maldita em cima de você, NÃO DESANIME! Você estudou e é capaz de mandar bem. Portanto, tente relaxar e esquecer esse stress. Ocupe-se com coisas que te divirta, vai fazer você se sentir melhor.

4- Planeje-se para que nada ocorra contra você. Se você não conhecer onde a prova será aplicada, vá até lá e calcule quanto tempo você precisa pra chegar lá, o melhor caminho etc. Ninguém precisa de um trânsito infeliz, ou se perder uma hora antes da prova. Lembre-se também de separar tudo que você vai precisar para a prova: documentos, lápis, caneta, borracha, régua etc. Imagina se você esquece desses itens?

No dia da prova

1-  Durma bem. Mas isso também não significa que você tem que dormir 15 horas. Durma de 8 a 10 horas, mas calcule pra acordar umas 5 horas antes da prova começar. Tome um café da manhã bacana, vá fazer um esporte leve (estudos mostram que isso ajuda a oxigenar o cérebro) e prepare-se para a prova.

2- Leia a prova com muita atenção. O Enem, pelo menos nos anos anteriores, era pura interpretação de texto. Identifique as pegadinhas e faça as questões mais fáceis e menos trabalhosas primeiro, como eu já falei acima.

3- Não perca tempo comendo durante a prova. Isso faz com que você se distraia e atrapalha o seu desempenho. Leve, no máximo, uma garrafa de água e uma barra de cereal.

4-  Assim que terminar as questões de uma matéria, passe as respostas para o gabarito. Isso faz com que você prepare o seu cérebro para a próxima bateria de questões.

5-  Reserve de 15 a 25 minutos para chutar as questões que você não sabe e passar as respostas para o gabarito.

6- Chute com inteligência. Nunca chute antes de acabar a prova, se você não sabe a questão pule-a e espere concluir todas que você sabe. Isso pode fazer com que você se lembre de algo que ajude a resolver. E, claro, ao chutar, elimine as alternativas que você tem certeza que estão erradas.

7- Normalmente, algumas provas e vestibulares tem os números de respostas muito próximos “a”, “b”, “c”, “d” e “e”. Por exemplo, numa prova de 100 questões: 20 respostas são “a”, 22 “b”, 18 “c”, 25 “d” e 15 “e”. Outra dica também é quando você está em dúvida entre a letra “a” e uma outra qualquer, é não chutar na “a”. Pois, normalmente, a letra “a” é onde os examinadores colocam as pegadinhas para que quando lerem, achrem que é a correta e já partir pra próxima questão.

dicas-redacao

2 comentários:

  1. ótimas dicas! te amo! :*

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito importantes e se Deus quiser será de grande proveito. =)
    VALEU, PROF:BOSCO

    ResponderExcluir