segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Polos Turísticos do RN


Pólo Seridó

Localizado ao sul do Estado, o Pólo Seridó é constituído por ecossistemas naturais e possui uma vegetação única no planeta: a caatinga. Faz parte do Nordeste semi-árido e abrange importantes sítios arqueológicos, que registram a presença do homem pré-histórico, através de enigmáticas inscrições rupestres.
O Pólo Seridó ainda apresenta majestosas serras, cavernas misteriosas, trilhas, rios, açudes e tanques naturais. A força das tradições populares, como folguedos e festas religiosas, despertam o fascínio dos visitantes. Entre suas maiores potencialidades turísticas, se incluem também a gastronomia genuinamente sertaneja e seu rico artesanato com seus famosos bordados.

Pólo Costa das Dunas

O Litoral Leste é repleto de praias desertas de areia branca, tendo como paisagem de fundo inúmeros coqueiros, rios encontrando com o mar, dunas, exuberantes lagoas de água doce, manguezais, atrativos da Mata Atlântica, como a área de preservação denominada Mata Estrela, totalmente intocada, em Baía Formosa.
É possível realizar passeios de bugue pelas dunas de Genipabu, uma das mais famosas do Estado, como passeios de dromedários e jangadas. A Praia da Pipa é uma das badalações do litoral nordestino. Lá encontram - se belas praias, gente bonita, diversão, muita paz e muita natureza, sendo possível visualizar golfinhos e tartarugas marinhas.
Tibau do Sul é a vizinha da Pipa, e menos agitada, possui praias mais isoladas, formadas por falésias (murais de pedras, como um barranco), tem águas claras, de mar aberto e calmo. A região oferece uma infra - estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes que servem comida caseira e frutos do mar.
 
 Pólo Agreste-Traíri

O Pólo Agreste/Trairí encanta pela beleza deste pedaço de Sertão Nordestino, excelente para a prática do Turismo de Aventura pelas suas serras, rochas e lajedos. Os festejos juninos e religosos, as tradicionais vaquejadas e a culinária são outros atrativos para quem visita uma das 13 cidades da Região.A cidade de Santa Cruz inaugurou recentemente a maior estátua religiosa do mundo( SANTA RITA DE CÁSSIA), em função da devoção dos moradores da cidade e região com a Santa.

Pólo Costa do Sal ou Costa Branca

 Situado na Zona Oeste do Estado, o Pólo Costa Branca é marcado por um incrível contraste: de um lado, a vegetação caatinga, repleta de xique-xiques e juremas. Do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas. A tranqüilidade da atividade rural convive em plena harmonia com a movimentação turística. Essa região é grande produtora de sal, petróleo e fruticultura. Reúne sítios arqueológicos e paleontológicos. O Pólo Cosa Branca possui uma boa infra-estrutura turística, composta por hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Este é um lugar único, onde o mar encontra o sertão e o sertão literalmente vira mar, um dos maiores destaques é a Cidade-Praia do Tibau, com suas praias de águas limpas e tranquilas.

Pólo Serrano

O clima ameno de suas cidades, que varia entre 16º a 22º, é uma das principais características dos destinos que compõem o Pólo Serrano. Situado no semi-árido nordestino, o Pólo Serrano é a atração dos adeptos do ecoturismo, pela geografia favorecida com montanhas e grutas, pelos religiosos em função do Santuário do Lima em Patú. O clima de serra e a gastronomia requintada fazem da região o melhor lugar para se viver a experiência do "inverno nordestino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário