domingo, 10 de outubro de 2010

Poluição dos Rios


Os rios são muito importantes, pois geram água útil ao nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. A água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição, saiba agora como e por que isso vem ocorrendo:

- Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;

- Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios;

- Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados pelas águas das chuvas para dentro dos rios, o que ocasiona a poluição por agrotóxicos;

- O lançamento de compostos inorgânicos, como os metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), em rios é um problema sério, como exemplo temos a poluição por mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro.

Você tem conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: Não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água; por essas razões é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo. Veja os riscos para a saúde que o consumo de água poluída pode trazer:

A água poluída pode conter organismos patogênicos como as bactérias que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de febre tifóide, cólera, leptospirose. 

Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem.
A exploração de ouro nos rios da Amazônia, por exemplo, usa o mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio, depois de usado, é jogado diretamente nos rios, matando grande quantidade de peixes e plantas. Com isso, nem os seres vivos dos rios podem sobreviver, nem o homem pode usar a água para beber, tomar banho ou regar plantações.

Como Contribuir Para Evitar A Poluição dos Rios
  1. Não jogue lixo nas águas dos rios.
  2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
  3. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
  4. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.

Esta postagem foi um atendimento a solicitaçãodo amigo Renan Safadão.

13 comentários:

  1. noss a poluiçao mao é brincadeira
    o noss planeta deve ta muito duente

    ResponderExcluir
  2. devemos ajudar o nosso planeta
    há poluição e muiitoo grande espalhandoo
    pelo mundo a foraa ...

    ResponderExcluir
  3. Ouun ;# ée verdade . Se nós não ajudar o mundo vai piorar . Devemos ajudar o Meio Ambiente e não o destruir !!

    ResponderExcluir
  4. meu deus issso e ação do ser humano se ele não ´parar o mundo vai se acabar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. meu o mundo vive cheio de lixo vamo acabar com isso eu nao quero ficar doente e voces?

    ResponderExcluir
  6. ola !! sou da quarta serie so vi a foto mas deu para perceber que isto é so poluiçao estou estudando isso, e fico muito triste com esta poluiçao por hoje e so
    michael

    ResponderExcluir
  7. oi sou da 3 serie e eu quero dizer que se agente poluir o meio ambiente agente vai morer e os animais tambem ajude o meio ambiente o nosso Planeta.

    ResponderExcluir
  8. devemos respeitar o meio ambiente, e amar a mae natureza sempre, este é o primeiro passo para um planeta limpo e bem melhor para todos nós. basta cada um de nós fazer a nossa parte ok!abraços meus camaradas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. devemos mudar o rumo desta história, a uniaõ faz as coisas acontecerem!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. gente vamos parar de poluir os RIOS POR FAVOR

    ResponderExcluir
  11. ñ tem cabimento uma coisa dessa o homem esta destruindo tudo daqui um tempo ñ havera mais planeta só a poluição ñ consigo ver a terra ser destruida e ñ fazer nada ...

    ResponderExcluir
  12. o planeta pede socorro

    ResponderExcluir
  13. EU ESTOU NA TERCEIRA SERIE E ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE ESSA POUCA VERGONHA QUE É A POLUIÇÃO DA ÁGUA NOSSA PROFESSORA NOS ENSINOU QUE ISSO NÃO PODE SER FEITO E ENSINOU TAMBÉM COMO SEPARAR O LIXO CORRETAMENTE PARA ELE NÃO ACABAR NO LUGAR ERRADO AS VEZES O LIXO PODE ACABAR EM BUEIROS CAUSANDOP INCHENTES, E NÃO SÓ CONTAMINANDO E ACABANDO COM O PLANETA NOS TRAS VARIAS DOENÇAS, UMA PESSOA QUE JOGA LIXO EM RIOS,NA RUA DEVIA SER PRESO PELO QUE FAZ PORQUE O LIXO DEPENDENDO DO MATERIAL PODE LEVAR MILHOES DE ANOS PARA SE DECOMPOR E NÃO É SÓ O PLANETA QUE VAI SOFRER NÓS TAMBÉM VAMOS...

    ResponderExcluir