quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Geo-Economia do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte está localizado na região Nordeste. Sua extensão territorial é de 52.796,791 quilômetros quadrados, divididos em 167 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.137.541habitantes.
As atividades econômicas do estado contribuem da seguinte forma para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual: Agropecuária (5,1%), Indústria (24%) e Serviços (70,9%), assim destacadas:

A agricultura é bem diversificada, com enfoque para o cultivo de arroz, algodão, feijão, fumo, mamona, cana-de-açúcar, mamão, melão, coco, mandioca, melancia, manga, acerola, banana, caju e milho. O desenvolvimento de técnicas para a prática da fruticultura irrigada proporcionou um grande aumento da produtividade, fortalecendo as exportações, especialmente para a Europa.

A agropecuária potiguar também representa um forte segmento econômico, representada pelos rebanhos bovinos, caprino, ovinos e suinos, além de aves.

A atividade industrial concentra-se na região metropolitana de Natal, com destaque para os produtos têxteis, bebidas, agroindústrias e indústrias de automóvel. A indústria petrolífera é de fundamental importância para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra, além de possuir três unidades de processamento de gás natural. Além dos Pólos inustriais de Mossoró e do Seridó

 
Litoral do Rio Grande do Norte. Com belas praias, o turismo é outro elemento importante na economia estadual. São mais de 2 milhões de visitantes anualmente, sendo que os principais destinos são as praias de Ponta Negra, Pipa e Genipabu. Essa atividade é responsável por empregar mais de 120 mil pessoas, além de estar vinculada a outras 54 atividades, direta ou indiretamente.

A mineração destaca-se com a extração de sal marinho (cerca de 90% da produção nacional), calcário, estanho, gás natural, petróleo, ferro, tantalita,calcário e xelita.

Outro segmento que merece destaque é a produção de camarão, a qual tem apresentado um quadro bastante evolutivo. Atualmente, o estado é o maior exportador brasileiro do crustáceo.

Dados de exportação e importação do Rio Grande do Norte:

Exportação – 347,5 milhões de dólares.

Frutas frescas: 29%
Castanha de caju: 13%
Crustáceos: 11%
Combustíveis e lubrificantes para embarcações e aeronaves: 9%
Fios, tecidos e confecções: 7%
Açúcares: 7%
Produtos de confeitaria: 6%
Outros: 18%

Importações – 207,3 milhões de dólares

Plástico e seus produtos: 17%
Trigo: 15%
Máquinas e equipamentos: 13%
Tubos de ferro e aço: 8%
Máquinas têxteis: 7%
Geradores: 7%
Algodão: 5%
Embalagens de papel: 4%
Outros: 24%

O Produto Interno Bruto (PIB) estadual atingiu a marca de 22.926 milhões de dólares, visto que a economia está em constante processo de desenvolvimento. No entanto, sua participação no PIB do Nordeste é de apenas 6,6% e no âmbito nacional, essa marca atinge 0,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário