quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tempo X Clima


Esta semana estava Eu em uma sala de aula de Mossoró, falando sobre a dinâmica atmosférica e do deslocamento das massas de ar, acabei me lembrando de como os conceitos de clima e de tempo são confundidos. E isso é tão constante que, de quando em vez até os Homens e Moças tempo” afirmam com a maior contundência coisas do tipo: “O clima vai mudar amanhã”, "O clima esfriará nos próximos dias".

Com frequência se confunde tempo e clima de um lugar. O tempo atmosférico é determinado pela temperatura, pressão atmosférica, direção dos ventos, nebulosidade, umidade etc., registrados em uma determinada hora. O tempo muda rapidamente, conforme as variações das condições atmosféricas. Cidades com climas diferentes podem apresentar tempo semelhante num dado momento.

Desse modo, tempo traduz algo momentâneo, mutável e que é quase impossível de se repetir exatamente com as mesmas características.

Já o clima refere-se a esses mesmos fenômenos, que são traduzidos com uma dimensão mais duradoura e estável, normalmente, no decorrer de um período de trinta anos. A análise contínua de dados meteorológicos também indica as possíveis variações ou mudanças que possam ocorrer como padrão para um determinado local.

Desta maneira, podemos definir o tempo como o estado momentâneo da atmosfera em um dado lugar em momento específicos, enquanto que o clima pode ser classificado como a sucessão periódica de determinados tipos de tempo, registrados em um período de aproximadamente 30 a 35 anos dinamizados pela ação das massas de ar.

Só para melhor ilustrar as situações vejam os exemplos a seguir:
Mossoró é uma cidade quente e seca (O clima é quente e seco)
Natal está chuvosa e fria (O tempo está chuvoso e frio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário