quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mal de Montezuma




Diz a lenda que todo o estrangeiro que visita a Cidade do México é acometido pelo “Mal de Montezuma”.

Cortés e Montezuma

Essa espécie de maldição supostamente provocaria um profundo mal estar a aqueles que pisassem em solo da capital mexicana. Herança dos tempos do imperador Moctezuma II, também chamado Motecuhzoma Xocoyotzin, (1466-1520), tal crença seria uma espécie de vingança silenciosa contra os ávidos invasores espanhóis, que, liderados por Hernán Cortés, a quem Montezuma recebeu de braços abertos em Tenochtitlán, por acreditar ser uma encarnação do deus Quetzalcoatl, um dos quatro criadores do mundo, selaram o destino trágico do Império Asteca.


Curiosamente, vale lembrar que a Cidade do México está localizada a uma altitude de 2.235 metros acima do nível do mar, o que por si só é o suficiente para causar tontura, enjoo, falta de ar, ânsia de vômito, dor de cabeça, sangramento nas narinas e até mesmo desmaios aos visitantes desavisados.

Mas aí tem um detalhe que merece ser lembrado. Caso o sujeito não esteja nada acostumado que o ar mais rarefeito e demais efeitos dos lugares de alturas mais elevadas podem provocar um certo desconforto no organismo dos incautos, se o cara resolver encarar uma guacamole carregada no chili, aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário