terça-feira, 7 de setembro de 2010

Direita X Esquerda

"Esquerda" e "Direita" são uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas, ou partidos políticos.
A oposição entre as duas correntes é imprecisa, ampla, e consiste numa interpretação dicotômica de uma série de fatores determinantes. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico. Assim, um partido poderia ser "esquerda" em determinadas instâncias e "direita" em outras. Podemos destacar duas situações, para melhor explicar a origem dos termos:

A primeira mostra a origem dos termos remontantando à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado se sentavam à esquerda do rei enquanto os do clero e da nobreza se sentavam à direita. Os mais radicais que normalmente eram contra as decisões ficaram conhecidos como a esquerda enquanto os favoráveis as decisões eram os de direita.

”Já a segunda: O termo esquerda e direita vai se acentuar na época da Convenção Nacional (1792- 1794), aí sim já com os partidos politicos definidos (Girondinos, Jacobinos e Pântano ou Planície), onde os Girondinos (sentados à direita no plenário) eram os representantes da alta ou grande burguesia e os Jacobinos (sentados à esquerda no plenário) eram representantes da pequena burguesia e do povo, eram os radicais.”

Significado dos termos

Apesar da popularidade dos termos, não há fatores determinantes e conclusivos que descrevam a "esquerda" ou a "direita", dependendo geralmente dos grupos e viés dos defensores de um lado ou de outro. Geralmente algumas definições usadas para definir os lados:
Esquerda Direita
Intervencionismo econômico Liberalismo econômico
Economia socializada Economia familiar
Estado grande Estado pequeno
Igualdade de renda Igualdade de oportunidades
Coletivismo Individualismo
A vontade do povo está acima da lei A lei está acima da vontade do povo

Terceiro Estado - o povo, na época da Revolução Francesa - carregando os nobres e o clero. Ele paga, mas não sabe para onde vai o dinheiro.

Em termos políticos e ideológicos, o uso dos termos esquerda, para designar o socialismo, e direita, o capitalismo, têm a sua origem à época da Revolução Francesa, ocorrida no final do século XVIII, quando o rei Luis XVI organizou uma eleição para formar uma Assembléia Nacional Constituinte, em que os escolhidos debateriam e votariam medidas para tentar solucionar as tamanhas dificuldades enfrentadas pela França.




Na ala direita do plenário, os integrantes do funcionalismo real, os nobres proprietários de terra, os burgueses enriquecidos e alguns clérigos recusavam qualquer tipo de reforma que atingisse seus antigos privilégios. Já na ala esquerda, os membros da pequena e média burguesia e demais simpatizantes buscavam uma grande reforma que aplacasse a grave crise nacional.

As diferenças de posicionamento não se manisfetavam apenas quanto à distribuição espacial dos lugares onde cada grupo se acomodava, mas expressava posturas e pensamentos totalmente antagônicos.

Os chamados políticos “de direita” representariam o interesse de grupos dominantes e a conservação dos interesses das elites. Por outro lado, os políticos “de esquerda” teriam uma orientação reformista baseada na conquista de benefícios às classes sociais menos privilegiadas.

Eis aí os motivos que explicam a adoção das palavras esquerda para classificar o socialismo e direita para o capitalismo.

Bandeira dos Estados Unidos estilizada com a foice e o martelo.

Um comentário:

  1. Muito boa essa explicação! Eu estava a tempos procurando algo parecido.

    Estou seguindo o blog!

    Até mais.

    ResponderExcluir