terça-feira, 28 de setembro de 2010

Biomassa


Biomassa é um material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos). Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização como combustível pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, excrementos de animais e lixo. Ao contrário das fontes fósseis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável em curto intervalo de tempo.

Da biomassa resultam vários combustíveis diretos ou derivados, desde a lenha tradicionalmente usada para cozinhar, até os combustíveis líquidos que substituem os derivados do petróleo.

Uma das grandes vantagens da biomassa é a variedade de formas de sua utilização. Pode-se usar biomassa como combustível na forma de gases, líquidos ou sólidos. É um material versátil e provavelmente o único combustível primário que, na forma de álcool ou óleo, pode substituir a gasolina ou o diesel nos carros e caminhões.

Por sua versatilidade, pode-se escolher o material que seja mais adequado ao solo, ao clima, e às necessidades sócio-econômicas. O tempo necessário para a produção desses combustíveis pode variar de semanas a anos.

O Brasil possui características especialmente adequadas à produção de biomassa para fins energéticos: clima tropical úmido, terras disponíveis, mão-de-obra rural abundante, carente de oportunidade de trabalho, e nível industrial tecnológico compatível.

Comparada às opções energéticas de origem fóssil, a biomassa possui um clico extremamente curto,. Além de pequeno tempo necessário à sua produção, a fotossíntese, processo produtivo da biomassa, capta em geral quantidades superiores àquelas dos gases emitidos na queima para a formação de mais matéria-prima. Nesse processo, o clico do carbono é de curta duração, limitando-se à superfície terrestre.

Em suma, as vantagens da utilização da biomassa como combustível são as seguintes:

•A biomassa tem um baixo custo de produção e de aquisição;

•A biomassa é renovável;

•A biomassa permite o reaproveitamento de resíduos;

•A biomassa é menos poluente do que outras formas de energias, como aquela que é obtida a partir de combustíveis fósseis.

4 comentários:

  1. Bosco, o Pré Master agora possui um blog. Gostaria que voce visitasse,desse sua opnião e sugestão. Toda turma agradece.
    www.premaster2010.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabens portal de conhecimento são raros suas informações são claras (cientificas)

    Sales

    ResponderExcluir
  3. mee ajudoou d+ em um trabalho de geografia !! Obg :D

    ResponderExcluir
  4. por que os animais e plantas sao biomassa?????????

    ResponderExcluir