sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que são Commodities?


A toda hora os noticiários falam sobre commodities ou sobre uma commodity específica. Esse nome complicado, no entanto, tem um significado mais simples do que ele aparenta, embora suas implicações econômicas sejam sempre complexas. Segundo os economistas e analistas das bolsas de valores uma commodity é:

Mercadoria ou bem econômico. Expressão atribuída a bens comerciáveis, como produtos agro-pecuários e recursos naturais. Os produtos são produtos em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização, produzidos em escala mundial e de grande importância econômica internacional porque são amplamente negociados entre importadores e exportadores. (…) O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais.

Então: petróleo, ouro e outros metais, boi gordo, café, trigo, algodão. Tudo o que for primário e que tiver alguma importância – como matéria prima ou não – para a economia em outros níveis de produção é uma commodity.

Logicamente, o preço desses produtos têm grande influência sobre diversas das empresas cujas ações são negociadas na bolsa.

O preço do petróleo subiu? Pode ter certeza de algo vai acontecer ao preço da ação da Petrobras . Níquel ou outros metais estão escassos ou, então, abundantes? Isso influencia o preço das ações da Vale .

Nenhum comentário:

Postar um comentário