terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Regionalização Brasileira

Em seus mais de 8,5 milhões de km2, o Brasil engloba diferentes aspectos naturais, humanos e econômicos. Levando-se em conta essa diversidade, costuma-se dividi-lo em regiões, com base na relativa homogeneidade observável em determinadas áreas.
Para efeito administrativo, adota-se a divisão em cinco macroregiões proposta pelos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi criado em 1934 com a finalidade de fazer levantamentos econômicos, demográficos e sociais que possibilitassem um conhecimento mais empírico da realidade brasileira. Para efeito de analise, entretanto, utiliza-se também a divisão em três complexos regionais elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geider do IBGE.

As Macrorregiões do IBGE

A Republica Federativa do Brasil, segundo a Constituição de 1988, compõe-se de 27 unidades políticas, sendo 26 Estados e 1 Distrito Federal, onde se localiza a sede do governo.
A divisão regional do país proposta pelo IBGE, respeitando os limites dos estados da federação distribui essas 27 unidades em cinco microrregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Os critérios para a distribuição são os seguintes: a análise da população, a forma de ocupação do solo, a hierarquia urbana, os hábitos e as tradições de população de consumo, o nível cultural médio dos grupos sociais e o estágio de desenvolvimento das diversas áreas.

A Divisão em Complexos Regionais

Uma das diferenças mais marcantes entre a regionalização do Brasil proposta pelo IBGE é a divisão em três complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – é que esta não segue necessariamente os limites das fronteiras estaduais, pois seus critérios incluem fenômenos sociais e econômicos cujo dinamismo implica uma delimitação espacial que modifica muito.
Assim, para definir esses complexos, privilegiam-se os aspectos geográficos mais significativos em cada um: o quadro natural na Amazônia, o quadro social do Nordeste e o quadro econômico no Centro-Sul. Evidentemente, a existência de elementos que dão certa homogeneidade a essas áreas não significa que elas não comportem uma gama de aspectos diferenciados, dada sua grande extensão territorial.

- Complexo Regional da Amazônia

Abrange quase 60% do território nacional, mas contem apenas cerca de 7% da população do país, caracterizando-se como o complexo regional menos povoado do Brasil.
Em razão desse imenso vazio demográfico e de uma historia econômica que a manteve da economia nacional, essa região tornou-se conhecida muito mais por suas características naturais, em especial o clima quente e chuvoso e a presença das mais exuberantes paisagens vegetais do planeta, a floresta equatorial, do que pelas características de sua população ou pela sua capacidade produtiva.
Nas ultimas décadas, no entanto, sobretudo na sua porção oriental, passou a apresentar uma dinâmica mais intensa, a partir de um processo de ocupação calcado na implantação de grandes projetos agropecuários e de exportação de minerais, vinculados ao grande capital nacional ou transnacional.

- Complexo Regional do Nordeste

Com uma área equivalente a pouco mais de 15% do país e uma população que corresponde a 25% do total de brasileiros, pode ser caracterizada como uma área medianamente povoada.
A grande questão do complexo nordestino não reside na sua extensão territorial ou no seu numero de habitantes, nem no seu quadro natural, que é bastante diversificado. O principal elemento caracterizador da região, o que lhe dá homogeneidade, é o quadro social e econômico.
De todo o Brasil, o complexo nordestino é, sem duvida, a porção que mais se caracteriza por uma economia tradicional, em que os entraves à modernização são muito fortes e dificultam ao extremo uma aceleração da dinâmica do desenvolvimento regional. Tal situação fica evidente quando analisam seus indicadores sociais, bem abaixo da média nacional.

- Complexo regional do Centro-Sul

Abrangendo uma área de quase 25% do país, concentra cerca de 68% da população brasileira, sendo a região mais populosa e mais povoada.
Esse complexo é o mais dinâmico em termos de economia nacional, em praticamente em todos os setores de atividade. Nele estão concentrados os investimentos em produção agrária, produção industrial, desenvolvimento tecnológico, pesquisa cientifica, infra-estrutura, transportes e energia. Assim como serviços, as atividades financeiras e as sedes das grades empresas de capital nacional e estrangeiro.
Por isso é a região brasileira na qual se concentra a maior parte da renda nacional e oferece em media, as melhores condições de vida a seus habitantes.

18 comentários:

  1. Oi Bosco, obrigada por comentar no meu blog!! vc é um ótimo professor, estou adorando suas aulas. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse site . '-' ele me ajudou a fazer um trabalho e que concerteza vou tirar 10 . abraços

    ResponderExcluir
  3. Bosco, não sou sua aluna mais o blog me ajudou em um trabalho *-* obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei muito das explicações, e me ajudou em meu trabalho, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. oi bosco adorei seu blog principalmente
    para tirar duviadas vc é um
    professor adore suas explicações mim
    ajudou muito em um trabalho
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber como começou o processo de regionalizações brasileiras

    ResponderExcluir
  7. nao explicou sobre hirarquia muito chato

    ResponderExcluir
  8. amei o seu blog e sempre vou dar uma olhandinha,abç!!!

    ResponderExcluir
  9. a chato pacas
    não achei nada do que eu queria

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu blog,parabens!
    Vou tirar um dez no meu trabalho!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. nossa explica todo mundo bom !

    ResponderExcluir
  12. Ola querido professor e quase colega de profissão... a imagem dos complexos regionais vai me ajudar muuuito num trabalho de metodologia aqui no IFRN.

    Grande beijo, Laís Ariane.

    ResponderExcluir
  13. Vc está de parabéns, pelo seu Blog q vai me ajudar bastante e ah Outras pessoas tambem ^^

    ResponderExcluir
  14. era pra coloca mais meu professor ele e maluko vai coloca isso tudo manda gravar capitais é tudo no mapa

    ResponderExcluir