terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Rio Amazonas que não está nos mapas

O Rio Amazonas espichou. Não é mais o primeiro do mundo apenas em volume d'água. Uma equipe científica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), chefiada pelo geólogo Paulo Roberto Martini, está segura de que sua nascente fica no Rio Apurimac e não no Marañon dos livros e dos mapas. Com isso, o Amazonas passa de cerca de 6.600 para aproximadamente 7,100 km. Apurimac é a denominação inicial do mesmo rio que vai trocando de nome, sucessivamente, para Ucayali (no qual deságua o afluente Marafion), Solimões (a partir da fronteira Brasil-Peru) e Amazonas (depois de Manaus). Desde que foi explorado pelo espanhol Francisco Orellana, em 1541, o Marafion era considerado o trecho inicial do Amazonas, por ser mais volumoso e largo do que o Ucayali. A moderna geografia, porém, adota o critério de "curso mais longo possível" para definir a extensão dos rios. Por isso, há tempos o Apurimac-Ucayali é candidato a formador do Amazonas. Estudadas 2 mil fotos de satélite, o Inpe não tem mais dúvidas. Só falta localizar a nascente com precisão milimétrica. Disputam a honra dois filetes d`água, a apenas 2 km um do outro.

Os números do rio amazonas

Uma carreira ladeira abaixo

Nos primeiros 1.900 km, até lquitos, no Peru, o rio despenca 5.440 m pelos Andes. Já nos demais 5.200 km é quase plano: desce apenas 60 m para chegar ao oceano.

A maior bacia hidrográfica do mundo

O rio tem 7 mil afluentes. Sua bacia, com 3,9 milhões de quadrados, equivale a dois Méxicos.

O ponto mais estreito do rio

Fica em Óbidos, no Pará, com 1.800m entre as margens. Ali, o rio 200.000 m3 de água por segundo, suficiente para encher a Baía da Guanabara (RJ) em 1,5 minuto.

O sobe e desce das águas

O nível das águas varia em 10m, entre a estação seca, outubro-novembro, e a da cheia, junho. Nas grandes chuvas, a água sobe até 16 m em Manaus, e a distância entre as margens pode alcançar 50Km.

800 milhões de toneladas

... é a quantidade anual de terra jogada pelo rio na foz, segundo a Universidade Federal do Pará. É como se as águas dissolvessem, todo mês, 1,6 Pão de Açúcar, a famosa pedra carioca de 75 milhões de toneladas.

Os dois perdedores

O Amazonas (7.100 km) ultrapassou dois outros rios que já foram os primeiros do mundo em extensão: o Nilo, no norte da África, e o Mississipi, nos Estados Unidos. Há dez anos, o Nilo (6.670 km) era o número um. Foi destronado quando os geógrafos decidiram que o Missouri não era um afluente, mas sim o formador do Mississípi, que passou então a ter 6.800 km.

5 comentários:

  1. Ameii a imagem mto interessante!

    ResponderExcluir
  2. o rio é lindo, pois tive a felicidade e o previlegio de andar ao seu lado, quando viagem em turismo no Pará. Só pode ter sido abençoado por Deus.Sou de Lisboa-Portugal

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. adoreiiiii esse rio é lindo

      Excluir
    2. esse rio é lindo pela foto então imagina pessoalmente.um dia eu ainda vou lá

      Excluir