terça-feira, 3 de agosto de 2010

Brasil, País Continente


O Brasil é considerado um país de dimensões continentais, por ter uma superfície de 8.514.875,599 km2 (dado de 2000-IBGE), enquadrando-se entre os cinco maiores paises do mundo.
Localizado na América do Sul, ocupa a porção centro-oriental do continente. Apresenta uma extensa faixa de fronteiras terrestres (15.735 km), limitando-se com quase todos outros paises sul americanos (exceção do Chile e Equador). Tem também uma extensa orla marítima (7.367 km), banhada pelo oceano Atlântico.
A enorme distancia que separa os pontos extremos do Brasil dá uma idéia bastante nítida da imensidão de seu território: a extensão norte-sul (4.394,7 km) explica, em grande parte, a diversidade das paisagens climáticas e botânicas; a extensão leste-oeste (4.319,4 km) justifica a existência de quatro fusos horários.
O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental. Cortado ao norte pela linha do equador, apresenta 7% das suas terras no hemisfério norte (setentrional) e 93% no hemisfério sul (meridional). Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical, isto é, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio; os 8% restantes estão na zona temperada do sul, entre o tropico de Capricórnio e o circulo polar Antártico.
A localização geográfica do Brasil e suas características políticas, econômicas e sociais enquadram-no em determinados blocos de nações. Quando havia o chamado conflito leste-oeste, o Brasil assumia sua posição de país ocidental e capitalista, como país meridional, no dialogo norte-sul, alinha-se entre os paises pobres (sul) e como país tropical integra o grupo de países espoliados pelo colonialismo europeu e posteriormente pelo neocolonialismo das nações desenvolvidas sobre as subdesenvolvidas.

Um comentário:

  1. qual é mesmo a diferença entre:
    País continente e País continental?
    OBS.: o blod e MT d'Hora !!! {Y} VLW
    continue assim [:D]

    ResponderExcluir