terça-feira, 3 de agosto de 2010

Noções de Orientação e Cartografia

Continentes e Oceanos

A superfície da Terra é de 510 milhões km2, cerca de 70% são ocupados por áreas oceânicas e 30% por terras emersas. Essas terras correspondem aos seis continentes: Europa, Ásia, África, América, Oceania e Antártica.
A Europa e Ásia são estudadas separadamente devidas diferenças de aspectos humanos nelas existentes, determinadas por razões históricas – na realidade trata-se de duas subunidades de um único bloco continental, a Eurásia. No estudo da Oceania, ao contrário, por razões didáticas, tanto no trecho continental australiano como um vasto trecho insular é tomado em conjunto.
Como as áreas continentais abrangem também as penínsulas e as ilhas existentes em suas linhas limítrofes, os continentes não são igualmente compactos. A Europa é o que tem menor compactação: aproximadamente 1/3 de seu território é constituído de penínsulas e Ilhas. As áreas oceânicas, que ocupam a maior parte da superfície do planeta, embora seja uma massa liquida contínua e de propriedades físicas uniformes, também são divididas, para efeito de estudo. Assim, tradicionalmente, considera-se que existem três oceanos: Pacifico, Atlântico e Indico.
Há quem considere separadamente as massas liquidas das zonas glaciais, como se fossem outros dois oceanos?: Glacial Antártico. Mas o primeiro, sendo uma extensão do Atlântico, é mais um mar do que um oceano, e o segundo, que banha a Antártica, constituí uma massa liquida periférica formada da junção do pacífico, do Atlântico e do Indico.

Equador e Meridiano Inicial

O Equador é uma linha imaginaria contida num plano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: Norte (setentrional ou boreal) e o Sul (meridional ou austral). Acompanhando a circunferência terrestre, que no plano equatorial tem cerca de 40 mil km de extensão, essa linha passa pelo trecho centro meridional da América, pela porção central da África e pela extremidade sul da Ásia. A maior parte dos blocos continentais situa-se no hemisfério norte, justificando sua denominação de hemisfério nas terras.
Os meridianos são linhas imaginarias em forma de semi-circunferência de um pólo ao outro do planeta. Podem ser traçados tantos meridianos quantos se desejar e qualquer um deles dividirá a Terra em duas partes iguais. Entretanto, por convenção, adota-se o plano que contem o meridiano de Greenwich para dividir o planeta em dois hemisférios: oriental (leste) e ocidental (oeste). Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grâ-Bretanha, na extremidade oeste da Europa, e a porção ocidental da África. A maior parte dos blocos continentais situa-se no hemisfério oriental da África. A maior parte dos blocos continentais situa-se no hemisfério oriental, a América é o único continente inteiramente localizado no hemisfério ocidental.

Zonas Térmicas ou Climáticas

A distribuição da radiação solar na superfície do planeta é desigual, o que determina a existência de cinco fatias ou zonas climáticas: intertropical, temperada do norte e temperada do sul, glacial ártica e glacial antártica.
A zona intertropical situa-se entre os trópicos de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério Sul. Cortada ao meio pelo equador, é a zona mais quente do planeta, também denominada zona tórrida. À exceção da Europa e da Antártica, todos os continentes apresentam terras nessa zona térmica, em maior ou menor escala.
As zonas temperadas situam-se entre os trópicos e os círculos polares. A zona temperada do norte corresponde à faixa entre o tropico de Câncer e o circulo polar Ártico, a do sul, à faixa entre o tropico de capricórnio e o circulo polar Antártico. Nessas zonas, as temperaturas são mais amenas, e as estações do ano são bem definidas. Todos os continentes apresentam terras numa das zonas temperadas, ou até em duas – caso da África e da América.
As Zonas Glaciais ártica e antártica situam0se nas faixas delimitadas pelos círculos polares e são mais frias, pois permanece a maior parte do ano cobertas de gelo. Isso decorre do fato de serem atingidas por raios solares apenas durante seis meses por ano.

Coordenadas Geográficas

A localização de um ponto na superfície do planeta é indicada por duas coordenadas geográficas: sua latitude e sua longitude.
A latitude é a media, em graus, do arco do meridiano que vai do ponto a ser localizado até o equador. Varia de 0º ( no Equador) até 90º (nos pólos), no hemisfério norte ou sul. A longitude é a medida, em graus, do ponto a ser localizado até o meridiano inicial. Varia de 0º (no meridiano inicial) até 180º no hemisfério leste (oriental) ou oeste (ocidental)

Um comentário: