sábado, 14 de agosto de 2010

Domínio dos cerrados


1. Introdução

O cerrado é um domínio geoecológico característico do Brasil Central, apresentando terrenos cristalinos (as chamadas “serras”) e sedimentares (chapadas), com solos muito precários, ácidos, muito porosos, altamente lixiviados e laterizados.

A expansão contínua da agricultura e da pecuária moderna exige o uso de corretivos com calagens e nutrientes, que é a fertilização artificial do solo. A mecanização intensiva tem aumentado a erosão e a compactação dos solos. A região tem sido devastada nas últimas décadas pela agricultura comercial policultora (destaque para a soja).

O cerrado apresenta dois estratos: o arbóreo-arbustivo e o herbáceo. As árvores de pequeno porte, com troncos e galhos retorcidos, cascas grossas e raízes profundas, denotam raquitismo e lençol freático profundo.
A produção de lenha e de carvão vegetal continua a ocorrer, apesar das proibições e alertas, bem como da prática das queimadas.

2. Localização

O Domínio Geoecológico dos Cerrados ocupa quase todo o Brasil Central, abrangendo não somente a maior parte da região Centro-Oeste, mas também trechos de Minas Gerais, parte ocidental da Bahia e sul do Maranhão / Piauí.

3. Relevo

A principal unidade geomorfológica do Cerrado é o planalto Central, constituído por terrenos cristalinos, bastante desgastados pelos processos erosivos, e por terrenos sedimentares que formam as chapadas e os chapadões.

Destacam-se nesse planalto as chapadas dos Parecis, dos Guimarães, das Mangabeiras e o Espigão Mestre, que divide as águas das bacias do São Francisco e Tocantins.

Na porção sul desse domínio (MS e GO) localiza-se parte do planalto Meridional, com a presença de rochas vulcânicas (basalto) intercaladas por rochas sedimentares, formando as cuestas Maracaju, Caiapó, etc.

4. Solos

No Domínio do Cerrado predominam os solos pobres e bastante ácidos (pH abaixo de 6,5). São solos altamente lixiviados e laterizados, que, para serem utilizados na agricultura, necessitam de corretivos; utiliza-se normalmente o método da calagem, que é a adição de calcário ao solo, visando à correção do pH.

Ao sul desse domínio (planalto Meridional) aparecem significativas manchas de terra roxa, de grande fertilidade natural (região de Dourados e Campo Grande).

5. Hidrografia

A densidade hidrográfica é baixa; as elevações do planalto Central (chapadas) funcionam como divisores de águas entre as bacias Amazônica (rios que correm para o norte) e Platina (Paraná e Paraguai que correm para o sul) e do São Francisco.

São rios perenes com regime tropical, isto é, as cheias ocorrem no verão e as vazantes no inverno.

6. Clima

O principal clima do Cerrado é o tropical semi-úmido; apresenta estações do ano bem definidas, uma bastante chuvosa (verão) e outra seca (inverno); as médias térmicas são elevadas, oscilando entre 20 °C a 28 °C e os índices pluviométricos variam em torno de 1 500 mm.

7. Vegetação

O Cerrado é a vegetação dominante; apresenta normalmente dois estratos: um arbóreo-arbustivo, com árvores de pequeno porte (pau-santo, lixeira, pequi) e outro herbáceo, de gramíneas e vegetação rasteira com várias espécies de capim (barba-de-bode, flechinha, colonião, gordura, etc.).

Os arbustos possuem os troncos e galhos retorcidos, caule grosso, casca espessa e dura e raízes profundas. O espaçamento entre arbustos e árvores é grande, favorecendo a prática da pecuária extensiva.

Ao longo dos rios, conseqüência da maior umidade do solo, surgem pequenas e alongadas florestas, denominadas Matas Galerias ou Ciliares. Essas formações vegetais são de grande importância para a ecologia local, pois evitam a erosão das margens impedindo o assoreamento dos rios; favorecem ainda a fauna e a vida do rio.

2 comentários:

  1. CDF, intensivo tarde15 de agosto de 2010 às 20:01

    primeira vez que venho comentar, sendo que é a primeira vez que visito também, tava na sala chegou um professor zuando e jogando uma garrafa de agua mineral no chão pensei logo ''pegue o doido'', era a minha primeira aula de geografia no cdf.
    o cursinho é muito bom, os professores são umas potências msm são feras. vc escreveu o endereço do blog na parte supeiror do quadro pensei logo '' vô lá olhar esse troço deve ser igual ao dos outros professores ´´ mas é diferente msm é muito interativo com o aluno ´´eu sou aluno´´, quando acabou sua aula nesta semana fui logo entrando na net para ver pesquisas sobre seus assuntos. Além do mais a área que irei tentar este ano no vestibular é tecnologicas, pensei logo ''num vou assistir essa aula de geografia não, é muito chato a geografia e ainda por cima é facil´´ assisti uma aula sua gostei da matéria e vi que eu não sei de nada de geografia. vlw cara, ganhou um fã. São poucas pessoas que existem com essas iniciativas educadoras. aluno cdf, intensivo tarde. Ei professor eu tenho uma namorada e eu amo ela. eu sou homem, coloquei esse texto ''sou homem'' para não pensar que sou alguma biba por te elogiar. vlw, nem abraço vou mandar abraço só da minha namorada. vlw cara

    ResponderExcluir
  2. CDF, intensivo tarde15 de agosto de 2010 às 20:04

    essa é massa antes eu tinha duvida, não tenho mais não só por essa satira, pesquisei e li sobre os assuntos.

    Isso é tipo uma sátira, mas é bem interessante pra quem não entende bulhufas:

    1- Socialismo
    Você tem duas vacas, o governo toma uma e dá para seu vizinho que não tinha
    nenhuma.

    2- Comunismo
    Você tem duas vacas, o governo toma as duas, e dá a você um pouco de leite
    diariamente.

    3- Fascismo
    Você tem duas vacas, o governo toma as duas e vende a você o leite.

    4- Nazismo
    Você tem duas vacas, o governo mata você e toma as duas vacas.

    5- Burocracia de Estado
    Você tem duas vacas, o governo toma as duas, mata uma e joga o leite da
    outra fora.

    6- Democracia
    Você tem duas vacas, vende as duas para o governo, muda para cidade e
    consegue um emprego público.

    7- Anarquismo
    Você tem duas vacas, mata as duas e faz um churrasco.

    8- Capitalismo
    Você tem duas vacas, vende uma, compra um touro e o governo toma os bezerros
    como imposto de renda na fonte.


    vlw, cdf.intensivo tarde.

    vlw cara.
    é eu msm.

    ResponderExcluir