terça-feira, 3 de agosto de 2010

Amazônia

A Amazônia é a região formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pela Floresta Amazônica: a maior floresta tropical do mundo.

A Grande Amazônia abrange nove países da América do Sul e uma área de 7,5 milhões de km². A área brasileira representa 66% desse total e envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.Quando os colonizadores europeus chegaram na Amazônia, no século 16, estima-se que ela era habitada por uma grande população de indígenas. Permaneceu quase intocada pela civilização ocidental até o início do século 20. Hoje, o desmatamento desenfreado coloca em risco todo o equilíbrio ecológico da Amazônia.

O Rio Amazonas, sozinho, representa cerca de 17% de toda a água líquida da Terra. É a mais vasta bacia hidrográfica do mundo e, de acordo com alguns pesquisadores, também o mais longo, com 6.800 km e nascente na montanha gelada de Mismi, na província de Caylloma, ao sul do Peru, a cerca de 5 mil metros de altitude. O segundo mais longo seria o Nilo com 6.695km.

Estima-se que existam cerca de 3 mil espécies de peixes, incluindo o tambaqui, o jaraqui, o curimatã e o pacus.

A Amazônia continental é a última grande superfície contínua de florestas tropicais do planeta.
Com seus 7,9 milhões de Km², a Amazônia continental representa 5% da superfície terrestre do globo.
A Amazônia continental representa mais de 60% do que sobra das florestas tropicais do planeta Terra.
Oitenta países possuem florestas tropicais. O Brasil detém 1/3 das florestas tropicais que sobram no mundo.A Bacia Amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta. O rio Amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil Km de vias navegáveis.
A Bacia Amazônica cobre 3,89 milhões de Km² no território brasileiro, ou seja, 45% do país.
A Amazônia representa a maior biodiversidade do planeta. Ela abriga cerca de 25% das espécies vegetais e animais do mundo.
Existem mais espécies vegetais em 1 hectare de floresta do médio Amazonas que em todo o conjunto do território europeu.
Na Amazônia, o crescimento médio de uma árvore é seis vezes mais rápido do que uma árvore na Europa.
Existem aproximadamente 50.000 espécies de plantas das quais, 5.000 espécies de árvores tem diâmetro maior que 15cm (na América do Norte não existem mais do que 650)
Numa superfície de 100 hectares, botânicos identificaram 1.652 espécies vegetais das quais, 100 são totalmente novas para a ciência e das quais, 20 não foram nomeadas nem pela população local.
2/3 das espécies de lagartos da Amazônia só existem na Amazônia.
Existem 311 espécies de mamíferos na Amazônia, ou seja, 7% do total mundial.
Aproximadamente 1.000 espécies de pássaros, ou seja, 11% do total mundial (3º lugar no mundo).
A Bacia Amazônica é um santuário de peixes que agrupa 1.400 espécies identificadas, o que representa 25% das espécies de peixes do mundo.

Nota do Blog: A pedidos de Renan Safadão, do CDF do Via Direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário