Características gerais do espaço Brasileiro:
Posição Geográfica:
O Brasil está localizado na região centro-leste da América do Sul, só não fazendo fronteira com três países sul-americanos: Chile, Equador e Trinidad-Tobago.
A linha do Equador corta o norte do Brasil, sendo assim somente 7% do território brasileiro está localizado no Hemisfério Norte, e o restante está no Hemisfério Sul.
O Trópico de Capricórnio atravessa o sul do país, desse modo praticamente todo o território brasileiro está situado na zona tropical do planeta, sendo apenas 8% localizado na zona subtropical.
Conseqüências da nossa situação geográfica:
Em nosso país existem diversos tipos de clima (equatorial, tropical e subtropical) tornando-se possível o cultivo de muitos tipos de vegetais importantes para a vida humana.
O fato de 93% do território brasileiro está localizado no Hemisfério Sul possibilita amenizar o clima nos países que estão no Hemisfério Norte.
Área:
Em 1991, houve um aperfeiçoamento nos processos de cálculo e medição das áreas, assim o território brasileiro ficou em 5° lugar entre os países mais vastos do planeta, com 8.547.403,5 Km2, sendo que essa área é equivalente à 5,7% das terras emersas ou 1,6 da área total do planeta.
Vantagens e desvantagens da grande extensão território:
A vantagem da grande extensão do território brasileiro é que possuímos uma grande área para a atuação da agricultura, em favor das diversas zonas climáticas. Além disso, há mais possibilidades de recursos vegetais, animais e minerais.
Porém, a desvantagem está na grande distância que há entre um Estado e outro, criando um grande problema para os órgãos governamentais que precisam desenvolver ferrovias e rodovias modernas e por alto preço. E, além disso, essa enorme extensão territorial resulta numa desigualdade social, política e econômica entre as regiões brasileiras.
Limites e pontos extremos:
O Brasil possui 23.086 Km de extensão de sua linha divisória, sendo que 7.367 Km de sua costa limita-se com o Oceano Atlântico e 15.719 com seus países vizinhos.
Norte: Guiana Francesa (2,83%), Suriname (2,58%), República da Guiana (6,94%), Venezuela (6,47%).
Nordeste: Colômbia (7,11%).
Oeste: Peru (12,95%) e Bolívia (13,52%).
Sudoeste: Paraguai (5,79%) e Argentina (5,46%).
Sul: Uruguai (4,34%).
Norte, Nordeste, Leste e Sudeste: Oceano Atlântico (32,03%).
Expansões da linha divisória, segundo os países limítrofes e oceano atlântico:
Existem diversas fronteiras terrestres, sendo que as predominantes são as naturais formadas por rios, lagos e serras.
Os rios completam 50% das fronteiras, 25% são formadas pelas serras, 20% pelas linhas geodésicas e 5 % pelos lagos.
Norte: Nascente do Rio Ailã, na Serra do Caburaí (5° 16’20” de latitude norte), que se encontra no estado de Roraima, fazendo fronteira com a Guiana.
Leste: Ponta Seixas, localizada na Paraíba (34° 47’30” de longitude oeste).
Sul: Arroio Chuí, que está localizado no Rio Grande do Sul (“33° 45’03” de latitude sul), fazendo fronteira com o Uruguai.
Oeste: Nascente do rio Moa, na Serra de Contamana, localizada no estado do Acre (73° 59’32” longitude oeste), fazendo fronteira com Peru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário