Orientação
A    orientação é feita através dos pontos cardeais, além dos pontos cardeais    podemos também citar os pontos colaterais, subcolaterais e intermediários,    formando um total de 32 pontos de orientação expressos na rosa dos ventos.
 Não é    difícil encontrar os pontos cardeais. O lugar onde o Sol nasce é o Leste ou    Oriente; onde se põe é o Oeste ou Ocidente.
ROSAS    DOS VENTOS
 Determina a nossa posição em relação aos pontos cardeais, colaterais,    subcolaterais e intermediários, totalizando trinta e duas direções.   
   PONTOS CARDEAIS

   N      =    NORTE     0°
   L       =    LESTE      90ºS = SUL 180°
   O      =    OESTE     270°
   Obs:    O LESTE, também pode ser chamado de ESTE e muitas vezes é   representado por    L, e o OESTE, também pode ser chamado de WEST, sendo representado por W.
PONTOS COLATERAIS
Nordeste (NE)   –   entre o norte e o leste
Sudeste   (SE)   –   entre sul e o    oeste
Sudoeste (SO)   –   entre    o sul e o oeste
   Noroeste (NO)  –   entre o norte e o oeste
   PONTOS SUBCOLATERAIS

      PONTOS SUBCOLATERAIS (SIGLAS)

Norte Nordeste (NNE)     -     entre o norte e o nordeste
Este Nordeste (ENE)        -     entre o leste e o nordeste
Este Sudeste (ESE)         -     entre o leste e o sudeste
Sul Sudeste (SSE)           -     entre o sul e sudoeste
Sul Sudoeste (SSO)         -     entre o sul e sudoeste
Oeste Sudoeste (OSO) -        entre o oeste e sudoeste
Oeste Noroeste (ONO) -        entre o oeste e o noroeste
Norte Noroeste (NNO) -        entre o norte e o noroeste
 PARALELOS – São  linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Elas não passam pelo  centro da Terra e são em tamanho menor que o Equador.
O  principal paralelo é o Equador. O Equador corresponde ao círculo máximo,  perpendicular ao eixo terrestre, o que determina a divisão do globo terrestre em  dois hemisférios: o hemisfério norte ou setentrional e o hemisfério sul ou  meridional.
Além do  Equador outros 04 paralelos recebem nomes especiais: no hemisfério norte o  Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. No hemisfério sul, o Trópico de  Capricórnio de o Círculo Polar Antártico.

Esses quatro paralelos e o Equador  delimitam as diferentes zonas climáticas ou zonas de temperatura do planeta:  polar ou fria, temperadas e tropicais. Essas zonas climáticas existem devido a  forma esférica de nosso planeta.

 MERIDIANOS – São  linhas imaginárias que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um pólo  ao outro. O meridiano inicial, também conhecido como principal ou de origem,  ponto de partida para a numeração dos demais meridianos, é a linha que passa  pelo observatório de GREENWICH, uma cidade vizinha a Londres, por isso é chamado  de meridiano de Greenwich. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois  hemisférios: hemisfério ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste.
Todos  os meridianos se encontram nos pólos e, portanto tem o mesmo comprimento. Nenhum  meridiano circunda totalmente a esfera terrestre. Na outra face da esfera está o  meridiano oposto ou antimeridiano. O antimeridiano de Greenwich é a Linha  Internacional de Data.

 COORDENADAS GEOGRÁFICAS  – São duas medidas angulares  tomadas a partir de dois referencias: o plano do Equador, onde a medida dada é a  latitude; o outro é o plano do meridiano de origem (Greenwich), onde a medida  dada é latitude.
 LATITUDE – É à  distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre ao  Equador, variando de 0º a 90º norte ou 0º a 90º sul.

 LONGITUDE - É à  distância, medida em graus, de qualquer da superfície terrestre ao Meridiano de  Greenwich, variando de 0º a 180º (Linha Internacional de Data) para leste ou  para oeste.


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário