sexta-feira, 4 de março de 2011

LOCALIZAÇÃO no ESPAÇO GEOGRÁFICO


Orientação

A orientação é feita através dos pontos cardeais, além dos pontos cardeais podemos também citar os pontos colaterais, subcolaterais e intermediários, formando um total de 32 pontos de orientação expressos na rosa dos ventos.
 Não é difícil encontrar os pontos cardeais. O lugar onde o Sol nasce é o Leste ou Oriente; onde se põe é o Oeste ou Ocidente.

ROSAS DOS VENTOS
 Determina a nossa posição em relação aos pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários, totalizando trinta e duas direções.
PONTOS CARDEAIS


N   =    NORTE     0°
L    =    LESTE      90º
S    =    SUL           180°
O   =    OESTE     270°
Obs: O LESTE, também pode ser chamado de ESTE e muitas vezes é representado por L, e o OESTE, também pode ser chamado de WEST, sendo representado por W.

 

PONTOS COLATERAIS



Nordeste (NE)   –   entre o norte e o leste
Sudeste   (SE)   –   entre sul e o oeste
Sudoeste (SO)   –   entre o sul e o oeste
Noroeste (NO)  –   entre o norte e o oeste

PONTOS SUBCOLATERAIS
  
 

 
PONTOS SUBCOLATERAIS (SIGLAS)
 
 
Norte Nordeste (NNE)  -     entre o norte e o nordeste
Este Nordeste (ENE)     -     entre o leste e o nordeste
Este Sudeste (ESE)      -     entre o leste e o sudeste
Sul Sudeste (SSE)        -     entre o sul e sudoeste
Sul Sudoeste (SSO)      -     entre o sul e sudoeste
Oeste Sudoeste (OSO) -     entre o oeste e sudoeste
Oeste Noroeste (ONO) -     entre o oeste e o noroeste
Norte Noroeste (NNO) -     entre o norte e o noroeste

PARALELOS e MERIDIANOS – São linhas imaginárias traçadas sobre mapas e globos que representam a Terra. São elas: os paralelos e os meridianos.

PARALELOS – São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Elas não passam pelo centro da Terra e são em tamanho menor que o Equador.
O principal paralelo é o Equador. O Equador corresponde ao círculo máximo, perpendicular ao eixo terrestre, o que determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o hemisfério norte ou setentrional e o hemisfério sul ou meridional.
Além do Equador outros 04 paralelos recebem nomes especiais: no hemisfério norte o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. No hemisfério sul, o Trópico de Capricórnio de o Círculo Polar Antártico.
Esses quatro paralelos e o Equador delimitam as diferentes zonas climáticas ou zonas de temperatura do planeta: polar ou fria, temperadas e tropicais. Essas zonas climáticas existem devido a forma esférica de nosso planeta.
  
MERIDIANOS – São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um pólo ao outro. O meridiano inicial, também conhecido como principal ou de origem, ponto de partida para a numeração dos demais meridianos, é a linha que passa pelo observatório de GREENWICH, uma cidade vizinha a Londres, por isso é chamado de meridiano de Greenwich. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste.
Todos os meridianos se encontram nos pólos e, portanto tem o mesmo comprimento. Nenhum meridiano circunda totalmente a esfera terrestre. Na outra face da esfera está o meridiano oposto ou antimeridiano. O antimeridiano de Greenwich é a Linha Internacional de Data.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS – São duas medidas angulares tomadas a partir de dois referencias: o plano do Equador, onde a medida dada é a latitude; o outro é o plano do meridiano de origem (Greenwich), onde a medida dada é latitude.

LATITUDE – É à distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre ao Equador, variando de 0º a 90º norte ou 0º a 90º sul.
  
  
LONGITUDE - É à distância, medida em graus, de qualquer da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º (Linha Internacional de Data) para leste ou para oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário