quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lixiviação - Laterização -

Chamamos de LIXIVIAÇÃO ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.
A lixiviação, neste sentido, ocorre quando o solo fica demasiadamente exposto (por causa de desmatamento, queimadas ou sobrepastoreio) e, com a ação gradativa das chuvas vai tendo seus materiais arrastados tornando-se primeiro infértil, e depois, podendo ocasionar erosões graves (voçorocas) dependendo do tipo de solo e grau de exposição. É considerado um fator que causa empobrecimento do solo.

A LATERIZAÇÃO é o surgimento de uma crosta ferruginosa, formada pela decomposição das rochas com precipitação dos óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro, que acaba com a fertilidade do solo. A lixiviação é a lavagem da parte superficial do solo, onde se encontra os nutrientes, e retirada dos sais minerais hidrossolúveis, empobrecendo o solo.

Postagem sugerida por Karla alunado Curso preparatório para Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (CFO-OVERDOSE).

7 comentários:

  1. Bosco Safadão!
    Nem preciso dizer o quanto vc me ajudou este ano, né? valeu mesmo pelo apoio e pela carga de conhecimento presente em todas as aulas, piadas, comentários... vc é MAQUINHA MORTÍFERA! HAUAHUH :D

    ResponderExcluir
  2. boscoo,qual é o assunto da prova de geografia do salesiano ?
    Natália Gomes,PRÉ C
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Cara não te conheço mas adoro as dicas que você deixa no seu blog me ajudam muito nos meus trabalhos e estudos
    valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  4. valeu por me ajudar no meu trabalho.. Não te conheço mais valeu,...

    ResponderExcluir
  5. MEU NOME E GIOVANNA E ADOREI ESSE ASSUNTO ME AJUDOU BASTANTE NO DEVER DE CASA!

    ResponderExcluir