sábado, 18 de dezembro de 2010

Dicas para o Vestibular UERN

§ O Nordeste brasileiro, principalmente as áreas sub-úmidas e semi-áridas, é uma região que apresenta condições favoráveis à produção de energia solar.
§ O Protocolo de Kyoto institui o chamado comércio de emissões, pelo qual, dentro de determinados limites, um país desenvolvido pode comprar créditos-carbono de outro que já tenha cumprido a meta de redução das emissões, com isso diminuindo sua própria cota.
§ A Cisjordânia é Controlada pelo Hamas, enquanto a Faixa de gaza é controlada pelo Fatah.
§ Hamas, Fatah, Jihad Islâmica e Hesbolah são grupos Para-Militares (terroristas), contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre Árabes e Israelenses.
§ O Rio Grande do Norte Voltou a ter destaque na área de mineração com a exploração de ferro em Jucurutu e a reativação das minas de xelita em Currais Novos, além da exploração de petróleo.
§ Podemos destacar como Novas Economias no Rio Grande do Norte a apicultura, a avicultura, a caprinocultura, a avicultura, a criação dos Pólos industriais de Mossoró e do Seridó, o turismo, o pólo pesqueiro com destaque para a produção de merluza, meca, atum e sardinha, a fruticultura,.
§ O tamanho da família brasileira reduziu de 5,8 filho/família para 1,8 filho/família.
§ A população Urbana brasileira já ultrapassa 85% da população total do país.
§ A faixa oriental da região Nordeste apresenta chuvas concentradas no outono-inverno e elevadas temperaturas médias anuais; essas condições climáticas favoreceram o cultivo da cana-de-açúcar.
§ A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição dá terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.
§ A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa.
§ Uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 380 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies.
§ Os impactos regionais decorrentes dos desmatamentos, aliados ao aquecimento global, produzem climas mais quentes e, possivelmente, mais secos, favorecendo a ocorrência de incêndios florestais e ampliando a vulnerabilidade dos ecossistemas tropicais.
§ A esculturação do relevo é muitas vezes acelerada pela ação antrópica, que pode alterar tanto o processo de erosão como o de sedimentação. O relevo brasileiro é modelado principalmente pelas variações dos elementos climáticos como a temperatura, o vento e a chuva — que atuam sobre as estruturas geológicas de diferentes idades e naturezas, causando alterações físicas e químicas.
§ O cerrado — um ecossistema tropical de savana, com similares na África e na Austrália — está distribuído por quase todo o Brasil Central, além de abranger porções significativas do Maranhão, do Piauí, de Roraima, do oeste da Bahia e áreas isoladas em São Paulo e no Paraná.
§ No domínio da Araucária, a ocupação foi tão intensa que a cobertura vegetal se restringe a menos de 10% do que havia originalmente. No domínio dos Mares de Morros, localizado na porção litorânea do país, a unidade fitogeográfica dominante foi a Floresta Atlântica. O domínio das Pradarias, no extremo sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de vegetação rasteira (gramíneas). No domínio da Caatinga, o clima é semi-árido, predominando a escassez e o regime incerto de chuvas Existem áreas de transição entre os diferentes domínios, onde coexistem elementos de dois ou mais domínios adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário