terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Trem-Bala chinês

China quebra recorde de velocidade sobre trilhos




Trem de alta velocidade atingiu velocidades superiores a 480 km/h em linha entre Beijing e Xangai
Linha Beijing-Xangai deve entrar em operação em 2012

Os chineses parecem estar gostando de quebrar um recorde de velocidade após o outro. Alguns dias depois de ter o supercomputador Tianhe-1A no topo da lista dos mais rápidos do mundo, trataram de quebrar um recorde de velocidade sobre trilhos.
A notícia veio do diário chinês Xinhua News. Um trem de passageiros fez o trajeto de uma nova linha ligando as cidades de Beijing e Xangai à velocidade impressionante de 486 km/h, clamam ser um novo recorde de velocidade para trens de passageiros.

A linha deve entrar em operação em 2012, mas os passageiros não irão viajar a essa velocidade, que deve ser reduzida a níveis mais moderados. Mesmo assim, espera-se que o trajeto entre as duas cidades deve ser feito em aproximadamente 5 horas, ou metade do tempo necessário atualmente.

O governo chinês ainda não está satisfeito e já estabeleceu a meta de atingir velocidades de 500 km/h sobre trilhos. Não devem demorar para conseguir a façanha.

Atualmente a China tem mais de 7500 quilômetros de malha ferroviária. Planeja aumentar esse número para 120 mil quilômetros até 2020.

Enquanto isso, o Brasil não consegue tirar do papel uma única linha de trem de alta velocidade. O leilão para a construção do trecho Rio-São Paulo foi adiado para abril de 2011, impossibilitando o início dos serviços a tempo da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário