sábado, 18 de dezembro de 2010

Dicas para o Vestibular UERN - Parte II


§ Hotspots, São áreas que conjugam duas características: grande biodiversidade e alto grau de ameaça de destruição, por diferentes agressões e ocupações do espaço. O Brasil apresenta dois dos 25 mais importantes hotspots, A Mata Atlântica e os Cerrados.
§ O chamado efeito estufa é um sistema natural de aquecimento indireto da atmosfera e que vem sendo agravado com a emissão de CO2 a partir da queima de combustíveis fósseis e que pode ter como conseqüência o aumento do nível dos oceanos.
§ Em áreas urbanas colinosas, a urbanização tem colaborado para a ocorrência de deslizamentos de terras nas encostas.
§ A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo localizado nesta área encontra-se em profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os geólogos, conservam a qualidade do produto.
§ A descoberta recente pela Petrobrás, de grandes reservas de petróleo e gás natural, no campo de Tupi, na bacia de Santos poderá, segundo o Governo brasileiro, tornar o país, um grande exportador de petróleo. Contudo, esta reserva se encontra localizada a uma profundidade ainda não explorada economicamente pela empresa.
§ Uma das possíveis soluções para o lixo orgânico domiciliar é seu retomo ao solo na forma de adubo, para o lixo inorgânico a solução ideal é a coleta seletiva que possibilite reciclar grande parte do lixo como matéria-prima para a indústria, já a solução racional para o lixo orgânico seria a produção de gás metano a partir desses resíduos.
§ A concentração da propriedade da terra é característica da economia rural brasileira, tendo se acentuado a partir da criação das Capitanias Hereditárias e foi ratificada com a Lei de Terras de 1850.
§ Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um grande exportador de produtos agrícolas, resultado do excepcional desenvolvimento do agronegócio em nosso país. Embora gere grande produção e rentabilidade, é caracterizado pelo latifúndio e pela mecanização da agricultura, o que resulta em desemprego no campo, conflitos e ocupações de terras, além de êxodo rural;
§ A produção de biocombustíveis tem atraído críticas, sob a argumentação de que espaços são roubados à produção de alimentos.
§ O programa nuclear Iraniano e Norte Coreano chama a atenção da comunidade internacional, pois os dois países se negam a receber visita de inspetores de armas nucleares da ONU.
§ A Amazônia se destaca cada vez mais no cenário internacional, pelo desmatamento, conflitos fundiários, questão indígena, biopirataria, questão ambiental e pelos projetos governamentais( SIVAM, SIPAM),
§ A energia nuclear é uma das alternativas à substi­tuição das fontes convencionais de energia, mas os gastos na montagem do projeto são elevados.
§ O Brasil se destaca atualmente na produção de biodiesel, proveniente da mamona, girassol, dendê, pinhão manso, pinhão bravo, soja, babaçu, além de etanol a base de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário