sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RELEVO TERRESTRE E SEUS AGENTES

  RELEVO – “O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões). [...] A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia. O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo”. (Coelho, Marcos A. e terra, Lygia. geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82).

AGENTES MODELADORES DO RELEVO

Tectonismo
O tectonismo, também conhecido por diastrofismo, consiste em movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. As conseqüências do tectonismo podem ser várias, como por exemplo a formação de bacias oceânicas, continentes, platôs e cadeias de montanhas.

Vulcanismo
É a ação dos vulcões. Chamamos de vulcanismo o conjunto de processos através dos quais o magma e seus gases associados ascendem através da crosta e são lançados na superfície terrestre e na atmosfera. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e são acumulados em um depósito sob o vulcão, até que a pressão faça com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem. A maioria dos vulcões da Terra está concentrada no Círculo de Fogo do Pacífico, desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas.

Abalos sísmicos ou Terremotos
Um terremoto ou sismo é um movimento súbito ou tremor na Terra causado pela liberação abrupta de esforços acumulados gradativamente. Esse movimento propaga-se pelas rochas através de ondas sísmicas (que podem ser detectadas e medidas pelos sismógrafos). O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro ou foco. O epicentro é o ponto da superfície terrestre onde ele se manifesta. A intensidade dos terremotos é dada pela Escala Richter, que mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.

Intemperismo
O intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas. A rocha decomposta transforma-se em um material chamado manto ou regolito. No caso da desintegração mecânica (ou física), as rochas podem partir-se sem que sua composição seja alterada. Nos desertos, as variações de temperatura acabam partindo as rochas, assim como nas zonas frias, onde a água se infiltra nas rachaduras das rochas.


NÃO ESQUEÇA!!!!!

Epirogênese: São movimentos de longa duração geológica, como o soerguimento lento da península escandinávia ou o rebaixamento progressivo da fachada litorânea da Holanda. Os padrões de modelagem da superfície terrestre são modificados pela epirogênese. O levantamento de extensas áreas continentais muda a configuração da drenagem dos rios. O arqueamento torna os deníveis mais acentuados e provoca aumento da velocidade das águas e do trasporte de detritos, intensificando a erosão. Por outro lado, as bacias formadas no interior dos continentes, por rebaixamento epirogênico, recebem os sedimentos transportados das áreas mais elevadas.

Orogênese:  São movimentos de curta duração, como o erguimento das cadeias montanhosas do período terciário. Eles atuam sobre zonas de instabilidade da crosta, nos limites das placas tectônicas. Ao contrário da epirogênese, que resulta de pressão vertical, a orogênese resulta da pressão horizontal exercida pelo choque das placas, resultando em dobras e falhas.

DOBRAS: As dobras acontecem devido a fortes pressões exercidas em terrenos pouco resistentes e plásticos.
FALHAS: São fraturas que formam-se em áreas onde as rochas são rígidas e resistentes às forças internas e "quebram-se" em vez de dobrar.

Transgressões e Regressões marinhas

Denomina-se transgressões marinhas a invasão de superfícies continetais pelas águas oceânicas. Elas podem ser provocadas por epirogênese negativa, ou seja, pelo rebaixamento de blocos continetais, ou por aquecimento global e conseqüente derretimento de porções das geleiras polares. As regressões marinhas, ao contrário, provocam a emersao de superfície originalmente recobertas pelo mar, e são causadas por movimentos epirogênicos negativos ou pelo esfriamento global.

Agentes externos: São os que são originados e atuam na Parte externa do planeta , fora da litosfera. São os que são originados e atuam na Parte externa do planeta , fora da litosfera. São os que são originados e atuam na Parte externa do planeta , fora da litosfera.

1-Intemperismo –São processos físicos e biológicos (água, vento, calor, do frio , seres vivos) atuam provocando o desgaste (erosão) das rochas

Pode ser físicos e químicos e Biológicos.

a) Físicos –A variação de temperatura (calor,frio), pode causar ruptura da rocha , desagregando a mesmo .

b) Químico –Ação da água e junto com o CO2 dissolvido e, em alguns casos, ácidos orgânicos formados pela decomposição de resíduos de vegetais.Aqui vale o ditado , “’agua mole em pedra dura , tanto bate até que fura”. O trabalho da água desagrega , desgasta a rocha , provocando erosão.

c) Ação Biológica (seres vivos)- As plantas e os animais podem atuar como agentes erosivos.O homem por exemplo ao arar a terra pode causar ruptura da rocha , quando essa é impactada pela maquino (trator). Uma semente ao brotar , pode expandir-se(raízes) causando ruptura de material rochoso.

2-Águas Correntes 

Rios –, os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e formando novas feições de relevo, como, por exemplo, as planícies e os deltas.

Realiza o trabalho de :

Acumulação – Ilhas e deltas.

Deltas- Formação de ilhas na foz.

Desgaste-Formam canyons , vales .

Enxurradas: Geramvoçorocas ou ravinas, que são fendas escavadas pelas chuvas

3- Ação dos Ventos 

Realiza dois trabalhos:

Acumulação- Formação de dunas(litoral) , ergs e hamadas (dunas nos desertos)

Desgaste ou erosão poder ser por:

Corrassão- Quando o vento atira matérias na rocha , impactando e provocando “quebra” ( ruptura).

Deflação-Quando o vento limpa a superfície da rocha , “carregando”o material , provocando desgaste.

4 - Ação das Geleiras – Grandes blocos de gelo movem-se lentamente, por ação da gravidade, causando profundos desgastes nas rochas. Provocam a abertura de vales em forma de “U” ou de “V”, estes últimos conhecidos como fiordes.
Nas montanhas o gelo derrete levando o material para as partes baixas(sopé) , formando morenas ou morainas.

2 comentários:

  1. Adorei as informações contidas neste blog e gostaria de postasse atividades referentes. com gabarito. Obrigada.

    ResponderExcluir