terça-feira, 20 de julho de 2010

O que é Crescente Fértil


O ou A Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio, compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito e do sudeste da Turquia. O termo foi criado pelo arqueólogo James Henry Breasted, da Universidade de Chicago, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma lua crescente.

Irrigada pelo Jordão, pelo Eufrates, pelo Tigre e pelo Nilo, a região cobre uma superfície de cerca de 400 000 a 500 000 km² e é povoada por 40 a 50 milhões de indivíduos. Ela estende-se das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.

Nota do Blog: Esta postagem é em homenagem ao Professor Adailton Figueiredo.

Um comentário:

  1. Professor Bosco, meu nome é Talita, tenho 60 anos e estou fazendo um curso rápido de Arqueologia Bíblica como o prof. Ariel Finguerman. Como gosto de complementar minhas anotações com mapas, fotos e informações adicionais, vim pesquisar sobre o Crescente Fértil aqui no seu blog. Tomei a liberdade de copiar/colar as informações e mapa, não sem o cuidado de mencionar sua autoria. Obrigada, me foi muito útil!

    ResponderExcluir