sexta-feira, 2 de julho de 2010

Domínios Morfoclimáticos

Na década de 1960, o célebre geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab’Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras, de modo a formar, juntamente com outros elementos naturais da paisagem, o que chamou domínios morfoclimáticos. Os domínios morfoclimáticos são a síntese de vários elementos naturais característicos a uma paisagem, o que lhe torna particular. Pelo Brasil, foram divididos em:
  • Domínio amazônico, de terras baixas e florestas equatoriais;
  • Domínio do cerrado, de chapadões tropicais interiores com cerrados e matas de galeria (ciliares);
  • Domínio dos mares de morros, de áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas;
  • Domínio da caatinga, com depressões intermontanas e interplanálticas semi-áridas;
  • Domínio da araucária, de planaltos subtropicais com araucárias; e
  • Domínio das pradarias, coxilhas (colinas localizadas em regiões de campos, pouco ou muito elevada) subtropicais com pradarias mistas.

Por ser formados por fatores naturais, entre os domínios não há fronteira exata e brusca mudança, mas sim áreas de transição, com características dos dois domínios separados. Um domínio morfoclimático é uma zona mais abrangente que um bioma, e num mesmo domínio podem-se reconhecer o bioma preponderante, o secundário e pequenos ecossistemas. No cerrado, por exemplo, a savana (cerrado) predomina, mas encontram-se também a caatinga e ecossistemas como matas de galeria (ciliares).


Segundo o IBAMA, o território brasileiro abriga sete biomas, três zonas de transição, 49 ecorregiões e inúmeros ecossistemas. Por ecorregião entende-se um conjunto de comunidades naturais, distintas geograficamente, que compartilham a maioria das suas espécies, processos ecológicos e condições ambientais similares. Estes são os sete biomas brasileiros: amazônia, mata atlântica, caatinga, cerrado, pantanal, campos sulinos (pampa) e biomas costeiros (manguezais, restingas e dunas).

Um comentário:

  1. Adoreei seu blog, continuee postando, assim vooc' estará ajundando alunos em seus trabalhos...

    ResponderExcluir