sexta-feira, 2 de julho de 2010

Geografia: por onde começar?



É consenso entre os professores de Geografia que a prova do vestibular aborda a matéria de forma inter-relacionada, ou inter-disciplinada. Nas questões interdisciplinares, lá está ela. Na sessão de História, as expressões da Geografia também aparecem. Em Biologia, perguntas que envolvem clima e relevo, dentre outros temas, se fazem sempre presentes. Se a Geografia é assim tão importante (e parece estar em todo lugar), por onde começar?

A primeira dica é estudar os conceitos gerais da disciplina. Pode parecer óbvio, mas são noções básicas - bem básicas mesmo, como o que é clima, o que é nascente ou como se formam as montanhas - que fazem a diferença. Aproveite este momento para relembrar o vocabulário específico, também começando pelos clássicos: populoso, povoado, nação, país, continente, ilha...

Conhecer o elementar é essencial para que você consiga entender os aspectos mais específicos e possa relacioná-los entre si e com conteúdos de outras áreas. Além disso, se você tem a intenção de prestar vestibular em outro estado, saber os conceitos básicos pode salvar você mesmo em questões sobre a região em que você não mora.

Também é importante destacar que estas noções gerais são a base para a interpretação de gráficos e tabelas, cada vez mais comuns nas provas. E com um detalhe: cada vez mais buscando a correlação dos dados com os fatos atuais, características econômicas, e assim por diante.

Os fatos. Eles são a chave para conseguir juntar as peças da Geografia. De um lado, os fatos históricos. De outro, a história presente: as famosas atualidades. Nos últimos anos, os assuntos de capa das principais publicações nacionais têm aparecido também nas páginas do vestibular. Talvez pareça óbvia a dica de manter-se ligado no que está sendo falado na mídia, mas aqui vai um conselho extra: diante dos fatos, relembre o básico. Terremoto no Haiti? Aproveite para ver em que continente está o país, que oceano o circunda, que tipo de relevo tem, principal produção econômica. Não precisa decorar, mas dê uma refrescada e relacione os aspectos isolados aos fatos que você acabou de ver.

Recapitulando, então: comece pelos conceitos básicos, relendo mesmo aquele capítulo que você já sabe. Cheque o vocabulário específico e garanta que não vai ser pego de surpresa por uma palavra desconhecida. Quando partir para conhecimentos mais focados, dê atenção especial aos mapas, gráficos e tabelas - o que você vê além dos contornos e áreas sombreadas? E, enquanto estuda o que já aconteceu no mundo, fique de olho no que está rolando a cada movimento de rotação da Terra.

Listamos alguns assuntos mais pontuais que costumam aparecer, de uma forma ou de outra, nas provas de vestibular:

- Dados do IBGE sobre o Brasil: mortalidade, expectativa de vida, população mais rica e mais pobre, níveis de escolaridade, etc;
- Brasil no mundo: o IDH, o que ele leva em consideração e o que os números do país significam para a nossa população;
- Meio ambiente 1: energias renováveis e não-renováveis, suas características e diferenças quando comparadas, países em que cada uma é mais utilizada ou pesquisada;
- Meio ambiente 2: questões ecológicas, poluição, situação das águas, extração;
- Dica em destaque: COP-15, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - realizada em dezembro/2009 em Copenhagen (Dinamarca). Temas relacionados: Rio 92/Protocolo de Kyoto, Rio + 10; pode-se relacionar também a relevância do Brasil no cenário internacional em termos de políticas ambientais, comparar as posições de George Bush (pai) com Barack Obama nos dois encontros (Eco 92 e Cop-15) e as implicações políticas do evento de 2009.

Um comentário:

  1. Olá achei as dicas do seu ‘blog’ ótima mesmo, estou na graduação de geografia e estou revendo todos os temas base eles são de grande importância para se conseguir sair bem na faculdade.

    ResponderExcluir