sexta-feira, 16 de março de 2012

Turismo Rural (02)



Terminologia e Conceitos
Em função de uma idéia pró-ambientalista muito em moda atualmente e da existência dos conceitos e definições oficiais, as atividades turísticas no espaço rurais, têm recebido uma proliferação de termos que fazem referência ao Turismo Rural, entre outros: Turismo de interior, turismo verde, turismo diferente, turismo alternativo, turismo rural e ecológico. A nosso ver, se levarmos em consideração o espaço onde a atividade acontece, pode dizer que o TURISMO NO ESPAÇO RURAL E NATURAL pode desenvolver as seguintes atividades turísticas:
  • Turismo Rural ou Agroturismo
  • Turismo Ecológico
  • Turismo Aventura
  • Turismo Cultural
  • Turismo Esportivo
TURISMO RURAL
É um segmento do turismo desenvolvido em áreas rurais produtivas, relacionado com o alojamento na sede da propriedade (adaptada) ou em edificações apropriadas (pousada) nas quais o turista, participa das diferentes atividades agropecuárias desenvolvidas neste espaço, quer como lazer ou aprendizado. Deve ser incluída nesta modalidade, a oferta de produtos naturais de origem local ou regional. Assim como a gastronomia típica e o conhecimento da cultura local.
TURISMO CULTURAL
Atividade turística, embasada na utilização dos recursos culturais de um território em área rural, recursos artísticos, históricos, costumes, etc. orientando-se sempre para a preservação dos mesmos


TURISMO AVENTURA
Modalidade de Turismo que utiliza o entorno Rural ou Meio Natural como recurso para produzir nos participantes, sensações de descobrimento e emoção, necessitando-se para estes objetivos, espaços pouco explorados turisticamente.

ECOTURISMO
Trata-se de uma modalidade de turismo, desenvolvida em áreas Rurais e Naturais, onde a paisagem, os recursos naturais e a biodiversidade são os principais componentes, como ponto de encontro, entre os fatores ambientais e os antrópicos, cujo objetivo, é a integração dos visitantes no meio humano e natural.
 
TURISMO ESPORTIVO
Nesta modalidade, a essência é a prática de qualquer atividade esportiva. O espetáculo Business Show e as sensações de risco, são fundamentais como apelo turístico. Utiliza-se normalmente nos espaços rurais ou naturais: vela, windsurf, tiro com arco, canoagem, raft, balonismo, esqui, rapel, pesca esportiva, hipismo, etc...
Evidentemente, cada atividade possui características próprias, mas que a depender das características geomorfológicas do espaço, estas atividades podem estar juntas sob denominação genérica de Turismo Rural. Vale ressaltar que cada atividade pode apresentar diferentes derivações ou tipologias.
A identidade de uma ou outra atividade se dará pelo grau de atratividade que ela detenha no produto final. A junção de recursos natural, da diversificação cultural e das atividades produtivas rurais, dá ao Turismo Rural Brasileiro, características ímpares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário