quarta-feira, 28 de março de 2012

Desertos do Mundo

Deserto do SaaraOs desertos são regiões geográficas com baixíssima umidade do ar. Esse clima acontece pela falta de água na superfície da terra ou pelo congelamento da mesma, quando sob baixas temperaturas. O processo de evapotranspiração, que resulta na transferência de toda a água da superfície para o solo mais a água usada nos processos vitais das plantas, é medido de acordo com a quantidade de agua gasta/a quantidade de chuva que potencialmente cairá na área. Esses são alguns dos maiores desertos do mundo:

1º: Deserto Antártico (Polo Sul do planeta)

Deserto AntarticoO grande deserto antártico tem quase 14 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Esse tipo de deserto se forma por causa da baixíssima temperatura, que não deixa a água sair de seu estado sólido. Quando não se evapora água, não há chuvas. A temperatura mais baixa atingida nesse deserto foi de -89,2ºC, no ano de 1983.

2º Deserto Ártico (Polo Norte do planeta)

Deserto ArticoO segundo maior deserto do mundo também é um dos polos, e também é feito por um grande oceano congelado e coberto por neve. Sua área é um pouco menor que a do deserto Antártico, mas também quase atinge os 14 milhões de quilômetros quadrados. Já a temperatura é menos baixa, com médias de -40ºC. A temperatura mais baixa registrada é de -68ºC.

3º Deserto do Saara (Norte da África)

Deserto do SaaraEste é o maior deserto “quente” do mundo. Aqui, o baixo índice de evapotranspiração é decorrente não das baixas temperaturas do ar, mas sim das altas. Há muito pouca água para se evaporar, portanto não existe as nuvens necessárias para que se chova. A área total desse deserto ultrapassa os 9 milhões de quilômetros quadrados (maior que a área do Brasil, por exemplo). Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas vivem na região do deserto. A temperatura, no início da tarde, pode chegar a 53ºC.

4º Deserto da Arábia (Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen)

Deserto da ArabiaEsse deserto possui uma gigante biodiversidade em sua fauna. Porém, devido à atividades de caça, essa variedade já está comprometida, e várias espécies estão entrando em extinção. As temperaturas variam entre 45ºC no verão e 5ºC no inverno. Essa grande variação de temperaturas faz com que o lugar seja considerado inabitável para o ser humano. O deserto tem mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de extensão.

5º Deserto de Gobi (China)

Deserto de GobiFoi conhecido pelo ser humano na famosa viagem de Marco Polo a pequim, no ano de 1275. O deserto é um patrimônio da arqueologia e paleontologia, devido ao número de registros fósseis que já foram encontrados na região. Foi lá que encontraram os primeiros registros de dinossauros, por exemplo. Esse deserto gera muitas tempestades de areia, decorrentes da ação dos ventos em conjunto com a grande quantidade de areia existente na região. Essas tempestades, as vezes, chegam até algumas cidades chinesas. Isso aconteceu pela última vez em 2001, na cidade de Baicheng. A extensão da área deserto de Gobi é de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário