sábado, 3 de março de 2012

Dicas Geográficas

Dicas de Geografia

Vegetação
A taiga, também chamada de floresta fria ou boreal, é a típica floresta de coníferas. As maiores estão no Canadá e na Rússia e, economicamente, são importantes pela produção de celulose.

A hiléia amazônica é uma floresta higrófila, latifoliada, perenifólia e heterogênea. Está dividida em mata de igapó, várzea e terra firme.


Hidrografia
A bacia de maior potencial hidrelétrico é a amazônica, e a de maior potencial instalado é a bacia do rio Paraná.
Hidrelétricas: Itaipu e o Complexo de Urupungá (Jupiá e Ilha Solteira).

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Hoje é o maior produtor de energia para o Nordeste: Hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó.


Fusos Horários
Dois meridianos antípodas possuem uma diferença de doze horas. Todos os fusos horários brasileiros estão atrasados em relação a Greenwich, sendo que o de Brasília é o de 45ºW (-3h).


Escalas
GRANDES: mostram áreas pouco reduzidas, muito detalhadas e de pequena extensão geográfica.

PEQUENAS: as regiões aparecem muito reduzidas e com pequeno grau de detalhamento.


Clima
No clima monçônico, as chuvas estão mais concentradas no verão; no clima mediterrâneo, as chuvas estão mais concentradas no inverno.

Do norte para o sul do Brasil, as temperaturas médias diminuem, e a amplitude térmica aumenta.

Na região Norte, predomina o clima equatorial; no Nordeste, o semi-árido; no Centro-Oeste e em Roraima, o tropical; no Sudeste, o tropical de altitude e, na região Sul, o subtropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário