sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PIGS


A sigla é pouco lisonjeira – chamam-lhes os paísesPIGS, as iniciais de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. São estes os quatro países que estão a dar mais dores de cabeça ao conjunto da Zona Euro, por problemas de défice, dívida excessiva ou desemprego em alta.
Portugal teve, no ano passado, um défice orçamental de 9,3%, que o governo promete reduzir ligeiramente este ano.
À beira de uma crise política, por causa da lei das finanças regionais, o país teve um forte aviso, quinta-feira, com a subida nos juros da dívida pública e uma queda a pique no índice principal da bolsa.
Se Portugal está mal, em termos de défice, a Irlanda está pior, ao confrontar-se com um défice de 12%, ou seja, quatro vezes mais o permitido pelo pacto de estabilidade e crescimento da União Europeia.
O setor bancário irlandês está à beira do colapso e o governo de Dublin tenta salvá-lo através de um pacote orçado em 54 mil milhões de euros. O governo quer ainda passar um conjunto de medidas para estimular o investimento.
Mas toda esta turbulência começou na Grécia, que tem uma dívida impressionante – 300 mil milhões de euros. O país viveu nos últimos meses uma crise sem precedentes, depois da revisão em baixa da notação das principais agências sobre a dívida grega. Como resultado, o governo apresentou um plano de austeridade, fortemente contestado nas ruas.
Se, para estes três países, o problema é a dívida, em Espanha o problema chama-se desemprego. O país é um triste campeão europeu nesta área, com uma taxa de 19%, que segundo os analistas deve em breve chegar aos 20%. O país sofreu na pele os efeitos da crise, depois de anos a fio de forte crescimento, motivado por um boom imobiliário que entretanto implodiu.

Um comentário:

  1. Bosco,
    Eu realmente não sabia dessa sigla.
    Pensava que estava falando do "Partido da Imprensa Golpista", e o fato de ter um S, pensava que vc iria mencionar nomes como: G1 R7.
    Veleu.
    Yure Costa

    ResponderExcluir