segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PIGS ou PIIGGS


P.I.G.S. (Portugal; Italy; Greece; Spain)




















P.I.G.S. (Portugal; Itália Grécia e Espanha/Spain) é sigla “simpática” que Wall Street encontrou em 1997 para se referir aos países europeus com economias débeis e altamente endividadas. Aliás, a imaginação dos mercados já teve no passado outros momentos de glória criativa, nomeadamente denominando este mesmo grupo como o Clubmed – convínhamos que até tem alguma graça…!
Com o recente evoluir da crise económica global, esta sigla sofreu diversas mutações dignas de nota: PIIGS (Portugal; Italy; Ireland; Greece and Spain); PIIGGS (Portugal; Italy; Ireland; Greece; Great Britain and Spain).
Numa análise simplista, poder-se-á afirmar que estes países se caracterizam por um conjunto de denominadores comuns que os levam a integrar tão indesejável clube: elevadas dívidas externas; economias em recessão ou com crónico crescimento débil; pouca credibilidade externa no que toca à capacidade das classes dirigentes alterarem o estado de coisas no curto ou médio prazo; elevados défices públicos (despesas governamentais mais elevadas que as receitas captadas) e um défice corrente que resulta essencialmente de um volume de exportações inferior ao das importações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário