segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Oceanos e Mares


Oceanos:

São vastas extensões de água salgada que envolvem os continentes e cobrem a maior parte da Terra. Existem quatro oceanos: o Pacífico é o maior deles, seguido do Atlântico e do Índico. O oceano Atlântico banha o leste da América e o oeste da Europa e da África. O oceano Pacífico, o maior dos três, envolve o oeste da América e o leste da Ásia e da Austrália. O oceano Índico banha o leste da África, o sul da Ásia e o oeste da Austrália. Esses três oceanos se encontram no pólo sul da Terra, a Antártica. No pólo norte encontra-se o chamado Oceano Ártico considerado, pela maioria dos cientistas, um mar formado pelo oceano Atlântico. Os Oceanos são, também, grandes massas de água líquida que envolvem os continentes. A superfície e a profundidade são os dois elementos principais que diferenciam os Oceanos dos Mares.
.
Os oceanos contêm cerca de um quarto das reservas mundiais de petróleo. Suas águas abrigam outros recursos minerais, ainda hoje pouco explorados. A Terra é o único planeta que possui água em estadolíquido cobrindo a maior parte de sua área. Aproximadamente 70,8 % da área da Terra é coberta por água (e os oceanos respondem quase 100% desta área).
.
OCEANOSUPERFÍCIE%MAIORES PROFUNDEZAS
Pacífico
164.316.900 Km2
46%
Fossa das Marianas 

  
(11.033m)
Atlântico
  85.555.200 Km2
23,9%
Fossa de Porto Rico 

  
(8.648m)
Índico
  72.577.280 Km2
20,3%
Fossa de Java 

  
(7.724m)
Ártico
  13.070.592 Km2
3,7%
Bacia Eurásia 

  
(5.449m)




Mares:
.
Os Mares, em geral, são partes ou prolongamentos dos Oceanos e ficam próximos dos Continentes. 
.
É chamado de Estreito um canal natural que une dois mares ou duas partes do mesmo mar.
.
Classificação dos Mares:
.
Mares Abertos:
Localizados das costas litorâneas, esses mares comunicam-se diretamente com o oceano.
.
Mares Interiores ou Mediterrâneos: 
Localizam-se no interior dos continentes e comunicam-se com o oceano através de passagens chamadas Estreitos.
.
Mares Fechados:
Situados no interior de Continentes não comunicam-se com outros mares ou oceanos.
.
Curiosidades:
.
Os Mares são diferentes dos Oceanos pela dimensão e posição geográfica. Também são menos profundos.
.
O mar é salgado porque em suas águas há predomínio de cloreto de sódio, o sal de cozinha e também de cloreto de magnésio.
.
A cor do mar varia entre azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou substâncias no fundo do mar.
.
As ondas do mar são causadas pelo vento e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e intensidade da ventania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário