quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Desertos ou Áreas Desérticas


Desertos:
.
Os desertos são regiões hiperáridas, áridas e semi-áridas que ocupam mais de um terço da superfície terrestre – cerca de 50.000.000 km². 
O deserto do Saara, localizado no norte da África, o maior de todos, com 8.600.000 km², corresponde aproximadamente ao tamanho do Brasil e se estende pelo território de dez nações: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão. 
As áreas desérticas do mundo têm crescido anualmente, por causa de fatores naturais e da ação do homem. 
.
Existem basicamente dois tipos de desertos, veja abaixo:
.
Desertos Quentes:
.
Caracterizam-se pelos contrastes térmicos entre o dia, extremamente quente, com temperatura que pode atingir mais de 50°C, e a noite, bastante fria em virtude da baixa umidade relativa do ar e da irradiação do calor para a atmosfera. 
A maior parte dos desertos quentes do mundo concentra-se ao longo dos trópicos de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul. Essas regiões são propícias à aridez porque se localizam em zonas de alta pressão, onde o ar permanentemente seco impede a ocorrência de chuva. 
.
.
Desertos Frios:
.
Apresentam temperatura média anual inferior a 18°C. Resultam dos mesmos fatores que originam os desertos quentes, mas são frios porque se localizam em regiões de média latitude (entre 40°C e 60°C). A aridez destes desertos decorre da existência de cordilheiras ou da continentalidade, ou seja, a distância dos oceanos.
.
.
          O deserto de Atacama é o recordista mundial em aridez: durante   45 anos, entre 1919 e 1964, não recebeu uma gota de chuva.

Um comentário: