terça-feira, 12 de abril de 2011

KRAKATOA


No dia 27 de Agosto de 1883 o vulcão Krakatoa, situado entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, explodiu com uma violência inaudita. Relatos da época referem que durante um dia rochas, lava e grossas colunas de fumo foram projectadas a grandes altitudes, acompanhadas de explosões ensurdecedoras audíveis a milhares de quilómetros de distância. Geraram-se vários tsunami com ondas que atingiram os 40 metros de altura e que arrasaram tudo à sua passagem, causando a morte de mais de 36000 pessoas. O impacto no clima fez-se sentir por vários anos, notadamente no abaixamento da temperatura. Quando tudo sossegou, no local onde se erguia o terrível vulcão só havia uma enorme cratera. Durante muito tempo permaneceu assim, embora com alguma atividade vulcânica. Porém, essa atividades está aumentando e um novo monte ergue-se agora a 800 m de altura, crescendo ao ritmo de 5 m por ano.

A julgar por esta evolução, quando o atual monte atingir o tamanho do original (cerca de 2000 m de altura) e possuir então uma massa crítica considerável, a explosão será certa. O processo assemelha-se ao de um balão que vai enchendo até não conseguir reter mais ar. Neste caso, lava. Esta é, pelo menos, a opinião dos cientistas, que apenas discordam quanto à data em que ocorrerá. Também estão de acordo que uma nova explosão poderá ser ainda mais violenta que a de 1883, salientando que o vulcão tem andado extremamente ativo nos últimos tempos.

Um dos cientistas que tem seguido a evolução do Krakatoa é o italiano Marco Fulle. Como astronomo e vulcanologista experiente tem fotografado cometas e vulcões desde há vários anos. E foi nos últimos meses que Fulle registou estas imagens impressionantes do acordar do gigante adormecido...



















Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/08/vulcao_krakatoa.html#ixzz1IxX15xef

Nenhum comentário:

Postar um comentário