segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bacia do São Francisco

As águas da bacia do rio São Francisco deságuam no oceano Atlântico, tendo sua nascente localizada no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra. Essa bacia hidrográfica ocupa uma área de 640 mil quilômetros quadrados, estando presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O principal rio é o São Francisco. A imensidão das águas desse rio é tão grande que, além de ser considerado uma bacia hidrográfica, abastece terras de 521 municípios brasileiros. Isso acontece através de um percurso de 2.830 km, onde, ao longo de sua extensão, abrem-se cerca de 168 afluentes.
A bacia do São Francisco é totalmente brasileira, pois tanto seu rio principal como seus afluentes nascem e deságuam no páis.

Percurso das águas do Rio São Francisco
Possui grande potencial hidrelétrico, sendo responsável pelo abastecimento de energia na região Sudeste e Nordeste do paísSuas principais usinas são a de Três Marias (MG), Sobradinho e Paulo Afonso (BA), sendo que todas são pertencentes à rede de Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).
O Velho Chico (apelido que recebera) tem em seu percurso a formação de lindas cachoeiras, pois é um rio de região de planalto. A cachoeira de Paulo Afonso é a queda d’água mais importante, em razão de seu imenso volume. 
As águas da bacia do São Francisco se deslocam no sentido do sul para o norte, o que o caracteriza como rio da unidade nacional ou rio da integração.
O rio é também conhecido como o “Nilo Brasileiro”, pois serviu de motivação para o início da popularização em várias regiões, trazendo benefícios para as plantações e melhores condições de vida. Além disso, ambos estão localizados em regiões de clima árido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário