domingo, 24 de abril de 2011

Bacias Hidrográficas

Chamamos de bacias hidrográficas uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal , seus afluentes e subafluentes.
As bacias hidrográficas de um país são muito importantes, pois são elas que abastecem os reservatórios de água das cidades, chegando até nossas casasapós passar pelas estações de tratamento; irrigam as plantações; é retirada a energia elétrica, através das usinas; servem como eixos de circulação para canoas, balsas, barcos, navios, etc.; trazendo grandes benefícios para a população.

Bacias Hidrográficas do Brasil
O Brasil é um país muito rico na sua rede fluvial e em quantidade de água.Temos muitos rios espalhados por todo o território brasileiro, que originam as quatro principais bacias hidrográficas do país: a Amazônica, a Platina, a Tocantins-Araguaia e a bacia do São Francisco.
Além dessas, temos três bacias secundárias, formadas pela bacia do Nordeste e bacia do Amapá; bacia do Leste; e Bacia Sudeste-Sul.
O planejamento ambiental e hídrico do país é feito através do CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que definiram nossas bacias através das cinco regiões do país.
Até 2003 a hidrografia do Brasil era dividida em sete microrregiões. Hoje, as áreas somam doze microrregiões hidrográficas, segundo a Resolução número 32, do CNRH, aprovada em 15 de outubro do mesmo ano.
A estrutura hídrica de um país caracteriza também o tipo de clima, do solo e da vegetação que o mesmo possui. Em nosso país, o clima predominante é o tropical, com florestas densas e biodiversidade bem variada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário