quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bacia do Tocantins-Araguaia


Bacia do Tocantins-Araguaia
Sendo a única bacia hidrográfica totalmente brasileira, a bacia do Tocantins-Araguaia é formada pelos rios de mesmo nome, localizados na região centro-oeste do país.
A extensão de sua área é de 967 mil km2, percorrendo os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Pará, passando também pelo Distrito Federal.
O rio Tocantins é formado pelo rio Paraná e pelo rio Maranhão, sua extensão é de 2.500 km, até desaguar no estuário do Amazonas.
O potencial hidrelétrico da bacia é grande, estando entre as três principais do país, através da usina de Tucuruí, a hidrelétrica totalmente brasileira.
Decurso dos rios Araguaia e Tocantins
No rio Araguaia está localizada a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundoque suporta transportes hidroviários, mantendo a navegação cargueira e turística, o que movimenta parte da economia do país e da região.
Sua nascente está na Serra dos Caiapós, tendo grande parte de seu curso paralelo ao rio Tocantins. Apresenta grandes trechos em quedas d’água, com cachoeiras volumosas, mesmo sendo um rio de planície.
De abril a setembro, a bacia do Tocantins-Araguaia tem seu volume de água diminuído, em consequência da época da seca na região central do país. Com isso, formam-se belíssimas praias naturais, tornando-se grande atrativo para as férias de julho. A diversão no rio Araguaia fica por conta dos acampamentos que são montados nas praias, sendo possível encontrar ambientes de estruturas confortáveis e luxuosas.
No período das chuvas, o volume de suas águas volta ao normal, em razão da abundância do fenômeno, que acontece entre os períodos de outubro a março, normalizando o decurso de suas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário