domingo, 5 de junho de 2011

O Meridiano de Greenwich



GMT
É uma sigla para Greenwich Mean Time, que em português significa Hora Média de Greenwich (mais comummente chamado de Hora de Greenwich), e é conhecido como o marcador oficial de tempo. O fuso horário é contabilizado a partir do meridiano de Greenwhich.

O Meridiano de Greenwich
É o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Definido como o primeiro meridiano serve de referência para estabelecer a relação entre as horas em qualquer ponto da superfície terrestre, estabelecendo os fusos horários. Esse meridiano atravessa dois continentes e oito países. (na Europa: Reino Unido, França, Portugal e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso e Gana). Seu anti-meridiano cruza uma parte da Rússia no estreito de Behring e uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no Oceano Pacífico.

O termo "meridiano"
Vem do latim meridies, que significa, literalmente, "linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo" ou, apenas, "a linha do meio-dia". Ficará claro, portanto, por que um meridiano geográfico, ou linha do meio-dia, não é um círculo máximo, mas sim um semicírculo máximo, ou arco de 180 graus. O Sol cruza um dado meridiano a meio caminho entre a hora do nascer-do-Sol e a do pôr-do-sol naquele meridiano; no meridiano oposto, ou antimeridiano, é meia-noite. A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia).

O observatório de Greenwich em Londres
É divido pelo meridiano. Daí o nome Meridiano de Greenwhich, sendo que a latitude em Greenwhich é que é zero, mas a latitude não é. A litutude zero com a longitude zero encontra-se no Oceano Atlântico, mais aproxidamente perto de Gana (África).

UTC (sigla de Universal Time, Coordinated)
Também conhecido como tempo civil, é o fuso de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. É o sucessor do Tempo Médio de Greenwich (Greenwich Mean Time), abreviadamente GMT. A nova denominação foi cunhada, no dia 1 de Janeiro de 1972, para eliminar a inclusão de uma localização específica num padrão internacional, assim como para basear a medida do tempo nos padrões atômicos, mais do que nos celestes.

O fuso horário no Brasil
Nas regiões sudeste, sul e nordeste) é UTC - 3 e na região norte é UTC - 4. Para se descobrir o horário oficial do meridiano basta somente olhar em seu relógio agora e acrescentar mais 3 horas.

Relógio de Sol
Foi a partir da observação de fenômenos que se repetiam em ciclos constantes e leis imutáveis que guiavam os astros, que apareceram os primeiros astrônomos e por certo foram eles os primeiros homens a se preocuparem com a medição do tempo. A ciência de medir o tempo ligou-se de uma forma lógica à astronomia, que atraiu, nas primeiras civilizações, os homens de ciência mais proeminentes. Desse modo Astrônomos, Físicos, Matemáticos, Sacerdotes, Médicos e Filosóficos se preocuparam com a criação de instrumentos que pudessem assinalar o transcorrer do tempo. Primitivamente, o homem passou a dividir o tempo em noite e dia. O passo seguinte foi o fracionamento do período diurno em certo número de partes, que podemos chamar de horas, e isto foi possível graças à movimentação da sombra dos corpos iluminados pelo Sol.

FONTE: http://geoschaffer.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário